Desde o indispensável passeio ao centro histórico até a visita às praias, não faltam opções para quem busca o que fazer em São Luís do Maranhão. Apesar de ser um destino pouco explorado, a Ilha do Amor é rica em história e cultura. Então, se está planejando conhecer a capital maranhense, confira as dicas a seguir com os principais pontos turísticos de São Luís.
O que fazer em São Luís: por que conhecer?
Antes de mais nada, quero te contar algumas curiosidades sobre a cidade histórica de São Luís do Maranhão. Você sabia que a capital maranhense é uma das três ilhas-capitais do Brasil? Ou seja, é uma das capitais de estados brasileiros localizados em ilhas, ao lado de Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
A cidade também é famosa por seus vários apelidos. Um deles é a Ilha do Amor, uma referência à música “Ilha Magnética” do César Nascimento. O artista maranhense dizia em um dos trechos da canção que “o amor nasceu aqui”. Mas você também pode chamá-la de Jamaica Brasileira ou Capital do Reggae, por causa do ritmo que toca na cidade desde os anos 80.
Além disso, é conhecida também como a Cidade dos Azulejos, porque embora tenha sido fundada por franceses, foi colonizada pelos portugueses, que encheram a cidade com seus populares azulejos azuis.
O que fazer em São Luís
1. Centro Histórico

Casarões históricos de São Luís
Vamos começar com o que fazer em São Luís de mais famoso: o Centro Histórico. Descendo à beira rio, no Terminal de Terminal de Integração Praia Grande, basta atravessar a avenida e você já está lá.
Mas tente chegar a partir das 9h, pois antes disso as ruas podem estar bem vazias e não há sensação de segurança no local. Apesar disso, eu estava sozinha e não tive problemas.

Azulejos portugueses das casas do centro histórico de São Luís
À medida que caminha pelas ruas, é perceptível como os casarões antigos respiram história, com destaque para os coloridos azulejos portugueses nas fachadas das casas. Afinal, as edificações são datadas do século XIX e, desde 1997, foram tombados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Por outro lado, é possível notar que muitas dessas construções necessitam de restauração, pois estão não se encontram em um bom estado de conservação. É uma pena, porque o local poderia ser muito mais atrativo aos turistas.
De qualquer forma, você consegue sentir um pouquinho da história e cultura da nossa colonização durante o passeio. Confira a seguir alguns dos atrativos do centro histórico de São Luís:
1.1. Rua Portugal

Museu de Artes Visuais
A Rua Portugal é a mais conhecida do Centro Histórico, pois concentra boa parte dos pontos turísticos. A começar pelo Museu Casa de Nhozinho, que contém a exposição do trabalho do artista maranhense Nhozinho e de outros artesãos locais.
Em seguida, temos o Museu de Artes Visuais, que também fica nessa rua. O lugar é composto por diversas coleções e obras de artistas plásticos maranhenses. Eu que não sou boba já fui logo tirando uma foto na porta porque adorei a fachada de azulejos portugueses.

Produtos regionais no mercado das Tulhas
Logo em frente está o Mercado das Tulhas. O mercado é simples e pequeno, mas tem diversos artesanatos e iguarias típicas da cidade, como por exemplo, a Tiquira.
Essa é uma cachaça artesanal de mandioca da época dos índios, com coloração roxa-azulada e alto teor alcoólico. Reza a lenda que quem bebe dela e toma banho, morre (já pensou?). Então por via das dúvidas, se tomar uma dose, nada de se molhar!
Outro item que você encontra bastante é o kit de geleias. com sabores variados de frutas típicas da região, como buriti, bacuri e cupuaçu. Ótimo para dar de presente.
Os souvenirs de palha de buriti também tem aos montes. Conhecida como “capim dourado”, a palha do buriti tem uma fibra muito resistente, portanto, útil na confecção de artesanato. Você encontra vários itens produzidos com essa palha, como bolsas, carteiras e bijuterias.
1.2. Beco Catarina Mina

Exposição no muro do Beco Catarina Mina
Saindo da Rua Portugal, entre no Beco Catarina Mina. A escadaria é uma homenagem a uma escrava que ficou conhecida por ganhar a liberdade com o dinheiro conquistado com seu trabalho duro e também trocando favores com coronéis portugueses. Este beco é uma constante lembrança da incessante luta das mulheres pela igualdade e seu espaço na sociedade.
1.3. Praça Dom Pedro II

Espelho de um dos salões do Palácio dos Leões
Após subir a escadaria do Beco Catarina Mina, siga com destino à Praça Dom Pedro II. Lá está o monumental Palácio dos Leões, onde funciona a sede do Governo. Não deixe de conhecer, pois a visita é guiada e gratuita e você pode ver alguns dos salões do palácio.

Cais da Sagração
Eu fiz a visita e achei que valeu a pena! O palácio é cheio de mobílias, peças e quadros com estilo nobre, em sua maior parte datados dos séculos XVIII e XIX e muito bem conservados. Por fim, ainda ganhei uma foto de lembrança na saída.
Saindo do palácio, ainda tem um mirante com vista do Cais da Sagração à beira mar e a cidade ao fundo.
1.4. Praça Benedito Leite

Igreja da Sé na Praça Benedito Leite
Próximo ao Palácio dos Leões, fica a Praça Benedito Leite. Mas antes de chegar na praça, você vai se deparar com a Igreja da Sé, que é a Catedral de São Luís. Esse é um importantíssimo monumento histórico e religioso da cidade.
A igreja é uma homenagem à Nossa Senhora da Vitória, considerada um símbolo da arte barroca. Anexa a ela, está o Museu da Arte Sacra, que abriga um acervo de peças e paramentos em diversos estilos datados dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite
Já a Praça Benedito Leite é um largo rodeado de casarões. Todos os domingos, das 08 às 15h, acontece a Feirinha São Luís.
A feira é bem dinâmica, pois além de vender frutas e verduras, oferece outras opções voltadas ao lazer como comidas típicas, artesanato, chopp artesanal, dentre outros. Não deixe de experimentar a coxinha de patinha de caranguejo.
Vale ressaltar que o evento costuma contar com alguma programação cultural como um show de um artista local ou uma apresentação de capoeira e bumba-meu-boi.
1.5. Demais atrações
Seguindo em direção à Rua da Estrela, você encontra também o Museu do Reggae. Apesar de não ter encontrado o local aberto, é interessante conhecer, pois conta um pouco mais da história do reggae e por que esse ritmo é tão famoso em São Luís.
Tem também o Teatro Artur Azevedo, que infelizmente no dia que eu fui estava fechado, mas dizem que o seu interior é lindíssimo.
Mapa do Centro Histórico de São Luís
Para facilitar o seu tour, segue um mapa com todos os pontos turísticos resumindo o que fazer em São Luís no Centro Histórico:
Leia também sobre outros destinos com centros históricos:
- Roteiro completo de 1 dia em Olinda
- 7 melhores passeios em Paraty
- 17 lugares imperdíveis em Salvador
2. Espigão Costeiro da Ponta D’Areia
Engana-se quem pensa que São Luís é feita só de Centro Histórico. Isso porque a orla da cidade também tem seus atrativos, como o Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
Inaugurada em 2014, essa é uma estrutura costeira construída com o intuito de conter a erosão causada pelas ondas do mar. Mas acabou virando um lindo ponto turístico de São Luís. Ao andar na passarela, você tem uma paisagem muito bonita.
De um lado, uma enorme extensão de areia com os prédios ao fundo, e do outro lado, a vista do mar. Se você curte apreciar um pôr-do-sol, então chegue lá no fim da tarde, porque é fantástico!
Vá até a ponta do Espigão e atravesse pela cerca de madeira para sentar nas pedras até o sol se pôr. Você ainda pode comprar uma água de coco com um dos vendedores ambulantes que ficam por ali.
Próximo ao Espigão, também se encontra o Forte de Santo Antônio da Barra. Esse é um centro cultural que inclui dois museus: o Museu das Embarcações e o Museu de Imagem e Som. A entrada é gratuita.
3. Mural do Kobra
Você conhece as obras de Eduardo Kobra? Se conhece, vai adorar a obra que ele fez em São Luís. Se não, então não deixe de visitar o Mural do Kobra, que fica no estacionamento do Empório Fribal na Avenida dos Holandeses, na Ponta D’Areia.
Para quem não sabe, Kobra é um artista brasileiro conhecido mundialmente pelas suas grandiosas pinturas a grafite, geralmente feitas em prédios e muros.
Em 2017, a cidade completou 405 anos de história. Por isso, em homenagem ao aniversário de São Luís, Kobra fez um mural com o retrato de livros de escritores maranhenses famosos, como Gonçalves Dias, Graça Aranha e Ferreira Gullar.
10 dicas dos Lençóis Maranhenses para saber antes de ir
4. Conhecer as praias de São Luís
O litoral ludovicense tem 32km de extensão, oferecendo algumas praias para usufruto dos turistas. Em períodos de maré baixa, a faixa de areia propicia um ótimo espaço para caminhadas e para as crianças brincarem.
Infelizmente, algumas praias de São Luís são impróprias para banho. Mesmo assim, ainda é possível ver gente entrando no mar. Caso não queira arriscar, existem diversas opções de quiosques e bares próximas ao calçadão para sentar, pedir um petisco e tomar uma cerveja ou água de coco.
4.1. Praia do Calhau
A Praia do Calhau é a mais popular, por isso é também a praia mais movimentada. Seu acesso é pela Avenida Litorânea. A praia é muito frequentada por banhistas, corredores e praticantes de kitesurf. Tem uma extensa faixa de areia, vegetação rasteira e vários coqueiros que tornam a paisagem muito bonita.
Calhau conta com uma boa estrutura de quiosques no calçadão. A Barraca do Henrique é considerada a melhor da praia, mas não tinha mesa disponível quando fui. Então, sentei na barraca do lado, o Malibu Praia Bar. O ambiente é tranquilo e o preço é acessível, mas atendimento razoável. No geral, experiência mediana.
Mas, se ao invés de comer nas barraquinhas você optar por almoçar em algum restaurante, o Cabana do Sol é uma boa pedida, com um cardápio variado de carnes e frutos do mar. Pode ser um pouco caro para alguns, principalmente para quem estiver sozinho, já que a maioria das refeições serve pelo menos 2 pessoas, mas a comida é excelente.
Para um simples lanche, o Na Praia Vila Food é um espaço aberto estilo praça de alimentação, com mesas ao ar livre e um ambiente super aconchegante. O local reúne foodtrucks de hamburguer, pastel, sorvete, comida mexicana, entre outras opções. Os preços são bem salgadinhos, mas a comida é boa! Paguei R$20 por um pastel e R$10 no gelato.
Indo para o Maranhão? Aproveite para alugar um carro com a RentCars. Você tem muito mais comodidade na sua viagem e ainda garante descontos de até 30% na reserva do seu veículo!
4.2. Praia de São Marcos
A Praia de São Marcos, também na Avenida Litorânea, possui uma boa infraestrutura, porém não é tão movimentada quanto a de Calhau. Além disso, tem menos opções de barracas. É a escolha dos surfistas, já que o mar nesta praia é mais propício para a prática do esporte.
4.3. Praia do Caolho
Se você está buscando um lugar mais deserto, a Praia do Caolho pode ser uma boa opção, pois tem baixíssimo movimento. No entanto, saiba que por ser um local mais afastado – no final da Avenida Litorânea – há pouquíssimas opções de barracas ou restaurantes.
5. Provar da culinária típica
No que diz respeito ao turismo gastronômico, São Luís tem experiência de sobra. Afinal, o que não falta são sabores tradicionais maranhenses para você provar. Começando pelo cuxá, um molho feito com vinagreira, gergelim, camarão seco e farinha de mandioca seca.
No centro histórico tem o famoso Cafofinho da Tia Dica que serve um delicioso prato de camarão ao alho e óleo com arroz de cuxá, vatapá e salada. Provei e recomendo! Mas chegue cedo, pois o lugar lota e a comida pode demorar.
Quer uma bebida super tradicional? Guaraná Jesus! Para quem nunca ouviu falar, é um refrigerante rosa 100% maranhense. Quem tem paladar infantil vai curtir, porque tem gosto de chiclete e é bem docinho.
As frutas regionais também fazem sucesso, como o buriti, que é bem saboroso por sinal, e tem alto valor nutricional. Tem também o bacuri, que é uma fruta grande com gomos, proveniente do cerrado. Por fim, o cupuaçu, fruta amazônica de onde se extrai a polpa. É comum prová-las nas suas versões em cremes, doces, geleias e sobremesas.
Não deixe de contratar um seguro viagem nacional, caso não tenha plano de saúde. Ele pode te salvar de imprevistos como dores de estômago e problemas de infecção intestinal.
6 – Bate e volta em Alcântara

Foto de John Jesse
Não tive tempo de fazer esse passeio, mas acho válido conhecer Alcântara em um bate e volta. Afinal, é um local histórico que fica bem pertinho da capital.
O tour em Alcântara te leva ao passado, porque a cidade é cheia de casarões, igrejas e monumentos. Não é à toa que suas antigas construções são consideradas Patrimônio Histórico Nacional desde 1948.
Apesar de pequena, a cidade conta com diversos atrativos. Como por exemplo, a Ladeira do Jacaré, a Praça da Matriz, o Museu Histórico de Alcântara e o Palacete do Barão de Pindaré.
Além disso, lá você vai encontrar um cenário único formado pelas ruínas, como as da Igreja de São Matias, que nunca chegou a ser concluída.
Para chegar em Alcântara, basta pegar um catamarã que sai do Cais da Praia Grande, em frente ao Centro Histórico de São Luís. A travessia leva cerca de 1h20 e a passagem custa R$ 15 por trecho.
O que fazer em São Luís à noite
Agora que você já tem as programações diurnas, está na hora de descobrir o que fazer à noite em São Luís. E existe vida noturna na capital maranhense? A resposta é sim, existe. E há diferentes opções para você escolher, desde restaurantes a bares e baladas, vai depender da sua disposição.
Restaurantes
Começando por um clima mais caseiro, a primeira opção é sair para jantar em algum dos ótimos restaurantes da cidade. Segue algumas dicas de onde comer:
- Cabana do Sol: Restaurante moderno focado na culinária maranhense, com um cardápio que inclui mariscos, carnes, aves, saladas e drinks. Endereço: Av. Litorânea, 10, Calhau.
- Coco Bambu: Restaurante de especialidade em frutos do mar, com um extenso menu de peixes, camarões e lagostas. Endereço: Av. Colares Moreira, 01, Quadra 19, Calhau.
Bares e Baladas
Para os mais animados que curtem uma cervejinha que nem eu, a opção é escolher um bar que mais combina com o seu estilo. Veja algumas dicas:
- Big Joe Tabacaria Bar: Bar alternativo para os mais descolados, oferece diversos rótulos de cerveja artesanal e às vezes tem programação de música ao vivo. Também comercializa tabaco e acessórios para fumantes. Endereços: Lagoa da Jansen (próximo à concha acústica) e Calhau Praia Shopping.
- Eitza Lounge e Bar: Eclético tanto no estilo de músicas quanto no das pessoas. Serve petiscos, hambúrguer e cerveja gelada, além de ter bons preços. Endereço: Rua Coronel Amorim, 103, Ponta D’areia.
- Bora Bar: Bar em frente à praia, de clima animado, que geralmente toca pagode, samba e sertanejo. Endereço: Av. Litorânea, 100, Calhau.
Onde ficar em São Luís
Vale a pena passar algumas noites em São Luís se quiser aproveitar a cidade com calma. Por isso, selecionei uma lista com ótimas hospedagens para te ajudar na escolha. Confira então os melhores lugares onde ficar em São Luís:
- Blue Tree Towers ($$$): Fica próximo à Avenida Litorânea e com fácil acesso à Praia do Calhau. Com design clean, possui quartos amplos, bem equipados e com opção de berço para bebê. Mas o melhor é a área de lazer com piscina, jardim e redes para relaxar.
- Hotel Luzeiros ($$$): Hotel com atendimento de primeira, mas num ótimo custo-benefício. Possui uma localização excelente em frente à Praia da Ponta do Farol, logo, os quartos tem vista para o mar. Oferece restaurante, piscina ao ar livre, academia e bar.
- Brisa Mar Hotel & Spa ($$): Situado na Ponta D’Areia, tem uma estrutura impecável com suítes com vista pro mar. Oferece piscina, restaurante, bar e tratamentos de spa e um café da manhã espetacular. Além disso, tem ótimo atendimento.
- Casa Lavínia ($$): Ocupada por um casarão antigo no centro histórico, é um aconchegante guesthouse com uma decoração singular de época. Dispõe de uma aconchegante sala de estar e quartos charmosos com detalhes em madeira e telas nas camas.
- Pousada Litorânea ($): Pousada simples, mas com o essencial para uma boa estadia. Isso porque oferece acomodações confortáveis, área de convívio no jardim, um café da manhã gostoso e precinho camarada. Por fim, a localização é perfeita, em frente à Praia do Calhau e perto de vários bares e restaurantes.
- Tanan Hostel ($): Localizado no Jardim Renascença, possui acomodações compartilhadas e privativas. São simples, mas confortáveis. Ótimo custo-benefício, levando em conta a boa organização do local, assim como a recepção educada e solícita. Foi onde fiquei hospedada em São Luís e recomendo.
Quantos dias ficar em São Luís
Dois dias são suficientes para explorar os principais pontos turísticos de São Luís. No entanto, se quiser fazer o bate e volta em Alcântara, o ideal é acrescentar mais um dia no seu roteiro.
Planeje sua viagem pelo Maranhão:
- Lençóis Maranhenses: Guia completo para planejar a sua viagem
- Chapada das Mesas: Conheça esse destino incrível de belezas naturais e ecoturismo
14 Comentários
Boa boas dicas, vou a são luis e certamente irei colocar todas as dicas na minha rota
Olá!
Vou para São Luís dia 15/08
Sendo segunda feira vou conseguir conhecer algum museu, palácio e outras atrações?
Oi Rosane! Você pode pesquisar os dias e horários de funcionamento no próprio site oficial das atrações que deseja conhecer.
Acabei de voltar do Maranhão, o lugar realmente é maravilhoso, falta uma política publica mais eficaz, muitas construções lindas sem boa conservação, e achei a cidade um pouco suja, mas vale a pena conhecer. O Centro Histórico é encantador – vale a visita na Rua da Cruz, eleita uma das mais bonitas do mundo. São Luis é riquíssima em cultura, história e uma energia muito boa.
Recomendo.
É verdade, Silvia! Concordo!
Adorei as dicas. ESTOU COM viagem marcada e m agosto eu e meu marido. Vou aproveitar as dicas… obrigada!
Que bom saber, Tereza! Aproveitem a viagem!! :D
Também gostei das dicas,pois futuramente pretendo conhecer lençóis Maranhenses e estava querendo saber qual a quantidade de dias suficientes para conhecer a capital,antes de ir pra Barreirinha.
Gostei muito!!! Contudo, o nome da capital maranhense nao é Sao Luis DO MARANHAO, mas sim, Sao Luis.
Obrigado por tudo!!!
Parabéns Larissa! Excelente conteúdo sobre São Luís e Lençóis Maranhenses. Achei que teu relato foi o mais completo dos que já li sobre esses destinos. A informação sobre pagamentos e bancos nos locais foi fundamental.
Muito obrigada, Cyntia! Fico feliz em ajudar :D
Boa tarde. Eu e meu marido chegamos de São Luis na segunda-feira, 21/03. Adoramos tudo lá. Realmente dois dias em São Luís são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos e fazer umas comprinhas no Reviver (que fica no centro histórico). Agora, se for visitar Alcântara, aconselho passar uma noite lá para ver o revoar dos guaras. Em São Luís tem, também Uns passeios de catamarã, só se informar no cais de Praia Grande ( que fica perto do centro histórico)
Maravilha, Andréa!
Conheço São Luís. Muita história e beleza. Artigo excelente. A cidade implora pela conservação e limpeza. Parece duas cidades. Antes da ponte pobreza e depois riqueza. Não aceitei transferência do serviço para lá.