Itaúnas é uma vila charmosa que chama a atenção por sua simplicidade e acolhimento. Se você gosta de praia, dunas de areia, belezas naturais e forró, então vai amar Itaúnas, já que é um destino que junta todos esses elementos.
Como uma boa capixaba (e forrozeira), já fui à Itaúnas várias vezes e nunca me canso. Primeiro porque eu adoro um lugar rústico e pé na areia. Segundo porque é um daqueles lugares com clima bucólico e onde me sinto totalmente segura. Além disso, o fato de ser isolado geograficamente torna a região ainda mais atraente.
Apesar de ser pequena, a vila de Itaúnas tem um pouco de tudo: paz e agitação, mar e rio, dunas e trilhas, forró e reggae… Ou seja, agrada vários tipos de públicos. Por isso, eu reuni neste guia turístico todas as dicas sobre o que fazer em Itaúnas, além das informações essenciais que você precisa para planejar a sua viagem para lá.
Itaúnas: onde fica?
Itaúnas é um pequeno vilarejo pertencente ao município de Conceição da Barra, no Espírito Santo, do qual dista 27 km. É a última cidade do litoral capixaba ao norte do estado, quase divisa com a Bahia. Veja sua localização no mapa abaixo.
Mapa de Itaúnas
Como chegar em Itaúnas?
Antigamente, para chegar em Itaúnas, era necessário encarar 20km de estrada de terra (bem ruinzinha) antes de chegar na vila. Porém, desde que o trecho foi pavimentado em Julho de 2021, o acesso se tornou muito mais fácil.
Veja a seguir todas as formas como chegar em Itaúnas:
De ônibus
O trajeto de ônibus até Itaúnas pode ser feito de duas maneiras. Para quem vem de Vitória, tem ônibus direto pra lá, que inclusive foi inaugurado pela Águia Branca após o asfaltamento da rodovia.
Contudo, os ônibus funcionam em dias específicos da semana. Veja abaixo:
- Sexta: Ida às 16h10
- Sábado: Ida às 7h
- Domingo: Volta às 17h20
- Segunda: Volta às 05h20
É possível que em feriados ou eventos como o Fenfit, tenha ônibus extras. Neste caso, confira os horários no site oficial. Outra opção viável, para quem não sai da capital, é pegar um ônibus até Conceição da Barra e em seguida ir pra Itaúnas.
Tanto a viação Águia Branca quanto a Gontijo oferecem linhas para Conceição da Barra saindo de cidades como São Mateus (ES), Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG), Nanuque (BA) e Rio de Janeiro.
Quem faz o trajeto de lá para Itaúnas é a viação Mar Aberto. O preço da passagem custa R$12 e o percurso dura cerca de 30 minutos. Você adquire o bilhete na própria rodoviária de Conceição da Barra.
Mas é preciso se atentar aos horários, pois apesar de regulares, são limitados. As opções são as seguintes: 7h30; 10h30 (de segunda a sexta); 12h30 e 15h30. Mas no verão, ônibus extras costumam ser disponibilizados de acordo com a demanda.
De carro
Para quem vai de carro, o acesso à Vila de Itaúnas é feita de duas formas:
- Para quem está subindo pelo Espírito Santo: Siga pela BR 101 até São Mateus. Logo após São Mateus, acesse a ES-421 em direção à Conceição da Barra. Em seguida, antes de chegar lá, pegue o trevo com entrada para a estrada de Itaúnas (ES-010).
- Para quem está descendo da Bahia: Siga pela BR-101 em direção à São Mateus. Chegando no trevo em Pedro Canário, pegue a saída com acesso à estrada para Costa Dourada na ES-209. Vale ressaltar que a partir daqui são cerca de 40km de estrada não pavimentada.
Alugar um carro é uma ótima opção para quem busca agilidade e conforto, especialmente se estiver viajando em grupo. Se esta for a sua escolha, recomendo o site da RentCars, pois a empresa te mostra o menor preço nas melhores locadoras do mercado! Além disso, você garante descontos exclusivos de até 30% na reserva do veículo.
Dica de ouro: Abasteça antes de chegar em Itaúnas, pois lá não tem posto de gasolina.
Itaúnas, ES: sobre sua marcante história
A Vila de Itaúnas tem uma história muito interessante e um tanto quanto trágica. Isso porque a antiga vila se encontrava à beira da praia e era protegida por mata.
Mas entre as décadas de 40 e 70, o processo de desmatamento se instaurou no local. Devido à falta de proteção da vegetação, a ação dos ventos e movimentação da areia foi aos poucos soterrando a vila.
Assim, enquanto viam as construções sendo lentamente encobertas pela areia, os moradores se viram na obrigação de migrar para a outra margem do rio. Ali então se formou a nova vila de Itaúnas, onde se encontra até hoje.
Já a antiga vila se encontra totalmente sob as dunas, com exceção da Casa do Tamandaré, a única que se manteve intacta.
Muitas pessoas também deixaram Itaúnas para morar em outra cidade. Com o êxodo rural, a economia de subsistência decaiu, dando espaço à exploração de uma nova atividade: o turismo.
Foi então que, com a nova vila construída na grama e as diferentes paisagens que surgiram com as dunas e a praia, a região passou a atrair visitantes, especialmente os que vinham em busca do ecoturismo.
Sendo assim, a Prefeitura de Conceição da Barra passou a investir na preservação da vegetação local e em 1986, as dunas de Itaúnas foram tombadas como Patrimônio Histórico Paisagístico e Cultural do Estado do Espírito Santo. Logo após, em 1991, foi criado o Parque Estadual de Itaúnas (PEI). Um grande exemplo de como devemos zelar pelo meio ambiente!
Quando ir à Itaúnas? Melhor época
Itaúnas é uma vila bem pacata durante quase todo o ano. No verão, porém, costuma lotar, pois entre os meses de Dezembro e Março é o período com dias de sol mais intenso. Sendo assim, as praias e o forró atraem milhares de turistas nessa época. Então se você busca agitação, essa é a melhor estação.
Mas se a sua ideia é fugir do movimento e encontrar silêncio e sossego, sugiro ir na baixa temporada, entre Março e Novembro. No entanto, é importante lembrar que durante o mês de Julho acontece o famoso Festival de Forró de Itaúnas. Além de encher a cidade, as hospedagens encarecem bastante.
Para quem vai fora da alta temporada, vale algumas ressalvas. A primeira é que há risco de pegar chuva e tempo nublado. Além disso, as temperaturas costumam bastante cair à noite, então é bom levar um casaquinho. Por fim, é provável que encontre alguns estabelecimentos fechados.
Portanto, a melhor época para ir para Itaúnas vai depender somente do seu objetivo.
Onde ficar em Itaúnas?
Itaúnas é muito bem servida de hospedagens, com opções desde as mais em conta até as mais chiques. Segue algumas sugestões de pousadinhas charmosas em Itaúnas para você se hospedar bem:
- Pousada Pargos ($$): pousada com excelente localização na rua mais movimentada da vila de Itaúnas e próximo à pracinha. Conta com quartos confortáveis, decoração cativante e área de convivência com piscina e bar.
- Pousada Casa da Praia ($$): excelente opção para quem busca sossego e tranquilidade, pois os quartos são super aconchegantes com camas confortáveis e redes nas varandas. O atendimento e o café da manhã são muito bem avaliados.
- Pousada Zimbauê ($$): por causa de suas instalações acolhedoras e decoração alegre, a pousada transmite muito conforto. Além disso, oferece um café da manhã delicioso e possui uma equipe atenciosa e prestativa.
Veja a lista completa (com fotos) das melhores pousadas em Itaúnas
O que fazer em Itaúnas
Praia de Itaúnas
Itaúnas conta com uma única praia de aproximadamente 25km de extensão. Possui uma pequena faixa de areia e um mar levemente escuro, porém de águas refrescantes.
Apesar de ser um pouco agitado, o mar é raso e com ondas tranquilas. Devido à proximidade com a Bahia, a temperatura da água é bem mais agradável que as águas geladas do restante do litoral capixaba.
A praia de Itaúnas fica localizada após as dunas. Para chegar lá, basta atravessar a ponte e caminhar cerca de 15 minutos até encontrar as placas. A partir dali é tranquilo chegar, pois a subida é rápida e você logo vê o mar de longe. Outra opção para ir até a praia é pela Trilha do Tamandaré (veja no próximo tópico).
Trilhas do Parque Estadual de Itaúnas
Com uma área de aproximadamente 3500 hectares, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) é uma unidade de conservação composta por ecossistemas locais de Mata Atlântica com rica biodiversidade, distribuída entre manguezal, restinga e floresta de tabuleiro.
Além disso, também conta com uma grande concentração de sítios arqueológicos antigos. Mais de 15km de trilhas foram criadas inicialmente voltadas para pesquisa e educação ambiental. Hoje são usadas para caminhada, contemplação da natureza, além de servirem de acesso para as dunas e a praia.
A principal e mais conhecida é a Trilha do Tamandaré, utilizada como acesso à antiga vila que foi soterrada pela areia das dunas. A trilha foi nomeada em homenagem a “Seu Tamandaré”, morador que residiu no local até 2006.
Sua casa, única residência da vila antiga que não foi soterrada, pode ser observada no final da trilha. O acesso à trilha é logo após a ponte, com extensão de 700m até a casa do Tamandaré e mais 400m até a praia.
Apesar de serem mais “escondidas”, já que seus acessos estão mais distantes da sede do parque, existem outras trilhas que valem a pena ser exploradas. São elas: Trilha do Buraco do Bicho, Trilha das Borboletas, Trilha das Ruínas e Trilha dos Pescadores.
Nascer e Pôr do sol nas Dunas de Itaúnas
Cartão postal de Itaúnas, as dunas são definitivamente um dos pontos turísticos mais exuberantes do Espírito Santo. Por si só, as dunas de Itaúnas já formam uma bela paisagem.
Afinal, existe uma imensidade de areia cercada pelos diferentes ecossistemas componentes da Mata Atlântica e uma incrível vista da praia no horizonte.
Só de caminhar pelas dunas, sentir a brisa no rosto e ver os desenhos que se formam na areia já é uma atração imperdível e prazerosa. Agora imagina poder contemplar o nascer e o por do sol sentado no alto das dunas?
Enquanto o sol nasce do lado da praia, o por do sol acontece do lado oposto, em direção à mata. As cores vibrantes de tom alaranjado misturados ao céu azul são de emocionar!
Sem dúvidas, são dois momentos que você não pode deixar de fora da sua lista do que fazer em Itaúnas.
Compare preços de aluguel de carro com a RentCars e garanta descontos de até 30% na sua reserva!
Vila de Itaúnas
Tranquila e charmosa, a Vila de Itaúnas é onde você certamente ficará hospedado. Por isso, caminhe por ela e explore cada cantinho. A começar pela praça, onde você encontra a Igreja de São Sebastião.
Logo em frente, você verá um tronco bicentenário de uma árvore de pequi-vinagreiro que representa uma época de desmatamento da vegetação local.
Indo em direção ao rio, você terá encontrará o portal de entrada para o Parque Estadual de Itaúnas e ao lado o Centro de Visitantes. Aqui é possível ter mais informações sobre Itaúnas e descobrir as atividades realizadas na região, como o passeio de buggy.
Do outro lado, em frente ao Bar do Reggae, tem uma área bem arborizada com uma vista muito legal do rio. Por fim, não deixe de reparar nos detalhes artísticos e plaquinhas coloridas que tornam a vila mágica.
Festival de Forró de Itaúnas (FENFIT)
Itaúnas tem forró o ano todo, mas o evento principal que consagra esse ritmo na cidade é o FENFIT, ou Festival de Forró de Itaúnas. O festival acontece todo mês de Julho e traz grandes nomes do forró pé-de-serra.
Forrozeiro ou não, se você curte uma badalação, é uma ótima oportunidade de ver gente jovem e bonita e conhecer um pouco da cultura de Itaúnas.
Riacho Doce e Costa Dourada
Para quem tem mais tempo, pode conhecer as praias que ficam na divisa do Espírito Santo com a Bahia. A primeira é a Praia do Riacho Doce, bem tranquila e preservada. Foi eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil em 2008 pelo Guia Quatro Rodas.
Lá você pode intercalar entre o mergulho no mar e o banho de rio. Apesar de ser bem bonita, não há infraestrutura. Portanto, leve comida e água se não quiser passar perrengue.
A outra é a Praia da Costa Dourada, que já pertence ao município de Mucuri, na Bahia. Se você curte uma praia mais selvagem, vai gostar dessa.
É marcada por dois córregos que deságuam nela, pela vegetação de restinga e a cor dourada da areia. Além disso, suas falésias vermelhas com mais de 15m de altura deixam o visual ainda mais incrível.
Caso esteja de carro, será tranquilo conhecer as praias. Basta entrar no Parque Estadual e seguir adiante. Após 16km de estrada de terra, você chegará em Riacho Doce. Já para Costa Dourada, são 31km no total. Como alternativa, você pode fazer o passeio de buggy.
Leia mais: 14 atrações imperdíveis em Vila Velha
O que fazer em Itaúnas à noite
Dançar forró
Ir pra Itaúnas e não dançar forró é quase um pecado! Se tem algo que não pode faltar no seu roteiro em Itaúnas é bailar um arrasta-pé! Afinal, você está na terra do forró e esse é o ritmo que mais vai ouvir por lá. Não precisa ser profissional, mas se souber arranhar um pouquinho da dança, não será difícil achar um par.
Em dias de verão, o Bar do Forró e o Buraco do Tatu são duas casas de show famosas que costumam ter bandinhas e trios de forró tocando a noite toda. Já o Forró da Padaria é de graça e fica na rua principal. Aqui o forró raiz toca até o amanhecer.
Curtir uma música ao vivo
Mesmo que você não goste de forró, não precisa desanimar, porque existem outras opções do que fazer em Itaúnas à noite. Você encontra bares e cafeterias tocando música ao vivo de diferentes gêneros, como rock, reggae e MPB. Alguns exemplos são o Bar da Ponte e o Flor de Mandacaru (no lugar do antigo Café Brasil), ambos próximos à pracinha.
Sair para jantar
Existem alguns bons restaurantes em Itaúnas, mas sem dúvidas o mais famoso e tradicional é o Restaurante Cizinho. Possui um cardápio variado de moquecas, peixes e carnes.
Outra ótima opção é o Casa di Berê, servindo pratos refinados com culinária da melhor qualidade. Se você curte um hambúrguer artesanal, então vale escolher o Cambucá Grill Burguer.
Onde comer em Itaúnas
Como já citei anteriormente alguns restaurantes a la carte com ótima gastronomia, pode ser uma boa ideia intercalar a alimentação com lugares mais em conta. Ou seja, o bom e famoso PF!
Você encontra pratos feitos (e fartos) na faixa de R$20 a 25. Mas além dessas refeições, tem também pratos especiais e porções para dividir com mais pessoas.
Minhas sugestões são o Restaurante Dona Tereza, o Restaurante da Pedrolina e o Cantinho do Serli. Pode escolher qualquer um desses sem medo, pois já almocei em todos eles e sei que é comida caseira gostosa e bem servida.
Uma boa alternativa aos pratos feitos é o self-service. Do lado esquerdo da igreja, você encontra o Restaurante Sabor Mineiro por R$59,90/kg.
Quantos dias ficar em Itaúnas?
Se você tem só um final de semana disponível, já é uma ótima oportunidade de ir para lá. Mas como Itaúnas não é um lugar onde você deve passar com pressa, sugiro ficar 4 dias para curtir o clima sereno da vila e as belezas naturais com calma. Aliás, para que sua viagem seja perfeita, não deixe de escolher uma boa hospedagem em Itaúnas!
Réveillon em Itaúnas
Sou suspeita para falar, mas eu já passei 3 vezes o Réveillon em Itaúnas (2013/14, 2017/18 e 2018/19) e sempre tive ótimas experiências junto de amigos. Contudo, o seu nível de animação conta muito, pois a programação vai geralmente do dia 28/12 ao dia 02/01, sendo que os shows começam por volta das 22h e vão até o amanhecer.
No Bar do Forró e no Buraco do Tatu às vezes rola um bom reggae, mas quase sempre são bandas de forró pé-de-serra e trios no melhor estilo arrasta pé e bate coxa.
Já no Vibe Itaúnas, casa de shows que inaugurou em 2018, o público é mais diversificado, já que engloba outros ritmos, como pop rock e rap. E não acaba por aí, porque além dos shows ainda tem o tradicional Forró da Padaria de graça na rua que vai até o sol raiar.
Excepcionalmente no dia 31, logo antes da virada e dos shows, a galera caminha em procissão até as dunas, à luz da lua, para fazer a contagem regressiva e celebrar o ano novo com a queima de fogos. Quem não estiver afim de ir, pode aproveitar esse momento na praça central também.
Aos menos era assim nas vezes que eu fui. Não sei como serão os próximos Réveillons em Itaúnas após a pandemia. De qualquer forma, é uma virada de ano cheia de gente jovem e animação! E você ainda pode assistir o sol nascer nas dunas e arriscar um mergulho no mar no primeiro dia do ano. Quer melhor que isso?
Itaúnas, ES: Dicas gerais
- O sinal de celular e internet funcionam normalmente na vila, mas podem falhar nas dunas e na praia, ou quando a cidade estiver muito cheia.
- Todos os restaurantes e estabelecimentos aceitam cartão, porém não há bancos ou caixas eletrônicos. Por isso, não deixe de levar uma certa quantia de dinheiro em espécie, somente por segurança.
- Não há posto de gasolina em Itaúnas, portanto se estiver de carro, abasteça na estrada.
- Nada de deixar lixo na areia e nas trilhas! Carregue seu lixo com você e descarte em local adequado. A natureza agradece!
Leia também sobre outros destinos no Espírito Santo:
- O que fazer em Vitória: 17 atrações imperdíveis na capital
- Santa Teresa: Tudo sobre a 1ª Colônia Italiana do Brasil
- Pedra Azul: Conheça um dos cartões postais mais lindos do ES
Gostou de Itaúnas? Então deixa um comentário e compartilha esse guia com seus amigos e familiares!
7 Comentários
Olá Larissa, adorei seu POST.
Estou fazendo planos de ir passar uns dias em Itaúnas agora em outubro.
Rola um forrozinho lá nesses dias tem?
Obrigado 🫂
Amei suas dicas!!! Já estou ansiosa para passar as férias de janeiro e espero podar dançar muitoooo 🙂
Uhuu que maravilha, Rose Meire! Aproveite muito! Itaúnas é tudo de bom :D
Vou todos os anos a Itaúnas. É o lugar que escolhi para morar, assim que me aposentar.
Sempre fico na Pousada Holú, onde me sinto parte da família.
Olá! E sobre levar o pet na praia em Itaúnas. O que pode dizer a respeito?
Amei suas dicas. Pretendia ir a Itaúnas mês passado. Porém a frente fria que estava sobre o Rio foi para o Espírito Santo adiando meus planos de viagem e do meu marido. Pretendo ir em outubro, se Deus permitir.
Que bom que gostou, Ailza! Fico feliz em ajudar. Tomara que sua viagem dê certo e aproveitem muito!