Machu Picchu é atualmente a atração número um do Peru e um dos monumentos arqueológicos mais importantes do mundo. Mas o curioso é que a “Cidade Perdida dos Incas” só foi descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham.
Desde então, passou a despertar o imaginário de viajantes do mundo todo por sua complexa e misteriosa arquitetura encastelada em plena cordilheira dos Andes peruanos.
Machu Picchu, que na língua quéchua significa “montanha velha”, está situado sobre uma montanha de granito. Surpreendentemente, ainda conserva suas construções originais de blocos líticos.
O local nos convida à mais pura contemplação de suas belíssimas paisagens ancestrais. Além disso, é inevitável admirar o profundo conhecimento que a civilização inca detinha em engenharia, agricultura e astronomia naquela época.
Sendo assim, visitar esta antiga cidade de pedras é uma oportunidade de voltar ao passado e desvendar enigmas da intrigante história de um povo que viveu à frente do seu tempo.
Portanto, aí vão 10 dicas que você precisa saber antes de viajar para Machu Picchu.
Machu Picchu: 10 dicas para saber antes de ir
1. Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Machu Picchu: umas das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Da importância histórica e da aura mística da Cidade Perdida dos Incas todo mundo já sabe. Mas você sabia que Machu Picchu foi eleita em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno?
Esse título consolidou seu lugar como um dos destinos mais emblemáticos e inspiradores do mundo. Isso aconteceu por causa de sua impressionante combinação de beleza natural e arquitetura antiga.
Escondida nas alturas, esta antiga cidade oferece uma visão única e fascinante da civilização inca. Por isso, aproveite para admirar toda a engenhosidade e habilidade construtiva desse povo tão peculiar.
2. Machu Picchu não fica em Cusco

Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes
Você sabe onde fica Machu Picchu? Quem quer visitar a atração mais famosa do Peru vai ver que é preciso viajar até Cusco. Mas na verdade, esse é só o ponto de partida para chegar na cidadela inca.
Porque Machu Picchu fica em Águas Calientes, um povoado situado a cerca de 100km de Cusco, também conhecido como Machu Picchu Pueblo.
Ou seja, diferente de outras atrações que ficam nos arredores de Cusco, conhecer Machu Picchu em um bate e volta não é a opção mais indicada.
Sendo assim, após desembarcar em Cusco, você deve escolher um dos meios de chegar em Machu Picchu Pueblo para então visitar a atração. O que me leva ao próximo tópico.
3. Existem 4 meios de chegar em Machu Picchu

Trilha para chegar em Machu Picchu
Visitar Machu Picchu pode parecer um desafio a princípio, pois não existe uma única forma de chegar lá. Mas eu vou resumir pra você quais são as 4 principais maneiras:
- De trem
- De van até a hidrelética + trilha
- Pelo Caminho Inca
- Pela Trilha Salkantay
Então vai aí minha dica: não deixe de ler o post completo sobre como chegar em Machu Picchu. Você precisa entender como funciona cada uma dessas maneiras para avaliar qual delas é a mais indicada para sua viagem.
Não viaje para o Peru sem seguro viagem! Use o cupom ROTINAVIAJANTE para ganhar até 10% de desconto na compra do seu seguro.
4. Existe uma melhor época para visitar Machu Picchu

Ruínas de Machu Picchu na estação seca
Se está decidindo quando ir a Machu Picchu, saiba que existe uma melhor época para visitar a atração. Isso porque existem duas principais estações na região: a seca e a chuvosa.
Evite viajar na temporada de chuvas, no período entre Novembro e Março, pois há um risco maior de pegar trilhas escorregadias, templo nublado e, dessa forma, atrapalhar a sua experiência no sítio arqueológico.
Sendo assim, a melhor época para conhecer Machu Picchu é durante a estação seca, que vai de Maio a Setembro. Assim, você terá dias mais bonitos e um clima mais estável.
Contudo, lembre-se que essa temporada coincide com os meses mais frios do ano: Junho e Julho. Talvez não faça um frio tão rigoroso em Machu Picchu mas, em Cusco, as temperaturas podem chegar até 0ºC à noite.
5. É preciso se atentar à altitude
Machu Picchu fica a uma altitude de 2.430 metros. Não é das cidades mais altas. Mas Cusco é, já que fica a 3.400 metros de altitude. Então como você vai chegar por lá, o recomendável é fazer a aclimatação alguns dias antes na cidade.
Ou então você pode sofrer o temido mal de altitude – soroche para os peruanos – cujos sintomas variam entre dor de cabeça, cansaço, enjoo e dor de estômago.
Por isso, vá com calma em Cusco para ter certeza que vai chegar bem em Machu Picchu. E não deixe de conferir o que fazer em Cusco para planejar um roteiro completo.
Pague suas compras internacionais com o cartão da Wise que oferece as melhores taxas de câmbio do mercado!
6. Existem diferentes tipos de ingresso para Machu Picchu
Ao comprar o ingresso para Machu Picchu, você vai se deparar com diferentes opções de circuitos. Até pouco tempo atrás, existiam 5 circuitos de visita à cidade inca de Machu Picchu.
Porém, desde o dia 1º de junho de 2024, entraram em vigor 3 novos circuitos que agrupam 10 rotas no total, a fim de atender a demanda da alta temporada e manter a preservação do patrimônio arqueológico.
Portanto, veja a seguir os novos circuitos propostos pelo Ministério da Cultura do Peru:
Circuito 1 (Panorâmico)
O circuito 1 é subdividido em 4 rotas diferentes, que são:
- Ruta 1-A: Ruta Montaña Machupicchu
- Ruta 1-B: Ruta Terraza Superior
- Ruta 1-C: Ruta Portada Intipunku (disponível somente na alta temporada)
- Ruta 1-D: Ruta Puente Inka (disponível somente na alta temporada)
Circuito 2 (Machupicchu Clásico)
No circuito 2, você pode escolher uma das 2 rotas seguintes:
- Ruta 2-A: Ruta diseñada
- Ruta 2-B: Ruta Terraza Inferior
Circuito 3 (Machupicchu Realeza)
Por fim, o circuito 3 é dividido em outras 4 rotas, conforme segue:
- Ruta 3-A: Ruta Montaña Waynapicchu
- Ruta 3-B: Ruta diseñada
- Ruta 3-C: Ruta Gran Caverna (disponível somente na alta temporada)
- Ruta 3-D: Ruta Huchuypicchu (disponível somente na alta temporada)
As mudanças são válidas de 1º de junho até 15 de outubro, e de 30 a 31 de dezembro de 2024, segundo o Ministério da Cultura do Peru. Além disso, o sítio arqueológico poderá receber mais visitantes diariamente, passando de 4.500 para 5.600 pessoas por dia.
Ingresso para Machu Picchu: qual escolher?

Foto clássica de Machu Picchu
Afinal, com todas essas opções, a pergunta que você deve estar se fazendo agora é: qual ingresso escolher?
Quando eu visitei Machu Picchu (antes da mudança de regras), o ingresso mais popular era o do Circuito 1 e 2, porque permitia tirar a foto clássica de Machu Picchu.
Após a alteração, as rotas que oferecem essa mesma paisagem icônica da montanha Machu Picchu são as do novo Circuito 2.
O restante dos bilhetes permitem visita às montanhas e outras partes do sítio arqueológico, mas não passam pela plataforma que permite fazer a foto clássica da cidadela inca.
Então confira os mapas com todos os circuitos e suas respectivas rotas de visitação em Machu Picchu para tomar a melhor decisão.
Você pode adquirir seu ingresso através do site oficial ou então reservar uma excursão para Machu Picchu que já inclui o ingresso. A vantagem dessa opção é a possibilidade de pagar em real e parcelado.
Recomendo que você compre seu ingresso para Machu Picchu com pelo menos 2 meses de antecedência. Quanto antes melhor, principalmente se for viajar na alta temporada, pois nesse período a procura por ingressos é ainda maior.
7. Não é obrigatório contratar guia turístico
Apesar de os canais oficiais de informação afirmarem que é necessário entrar em Machu Picchu acompanhado de um guia, isso não acontece na prática.
Os próprios guias turísticos de Águas Calientes afirmam que esse serviço não é obrigatório. Mas sim, recomendado.
A vantagem de entrar com guia é que, sem dúvidas, você compreende melhor a história e cultura local. Mas a desvantagem é que perde a liberdade de conhecer a atração no seu próprio tempo.
Vale frisar que o tour guiado dura de 2h a 3h, podendo custar de 50 a 300 soles por pessoa, a depender se estiver num grupo privado ou compartilhado.
Em suma, a visita guiada em Machu Picchu é totalmente opcional. Você encontra guias oferecendo seus serviços na porta da atração ou, se preferir, pode garantir antecipadamente a sua excursão guiada com tudo incluso.
8. Machu Picchu não tem estrutura interna
Não me leve a mal, Machu Picchu é muito bem estruturado em termos de conservação. Por isso mesmo, não há nenhuma outra construção lá dentro além das próprias ruínas incas.
Isso significa que você não vai encontrar restaurantes, quiosques ou banheiros no interior da atração, apenas fora, próximo à entrada. Portanto, aproveite para usar o banheiro e comprar o que deseja antes de entrar.
Viaje com internet ilimitada e em alta velocidade. Use o cupom ROTINAVIAJANTE e ganhe 15% de desconto para viajar conectado na América do Sul!
9. Cuidado com as regras de visitação
Durante a sua visita à llaqta de Machu Picchu, várias condutas são proibidas. Mas vou resumir a lista com as regras mais importantes do que não é permitido dentro da atração:
- Levar mochilas e bolsas com medidas maiores que 40 x 35 x 20 cm.
- Entrar com alimentos. – Confesso que desconhecia essa regra e acabei entrando com snacks na mochila; no entanto, eu sentei pra comer e não fui abordada por nenhum fiscal.
- Entrar com bebida alcoólica ou em estado etílico.
- Levar bengalas, guarda-chuvas, sombrinhas, assentos portáteis, carrinhos de bebê;
- Levar tripés, suportes ou extensões para câmeras e celulares. – isso aqui é polêmico, porque uma das razões dessa proibição foi a grande quantidade de tiktokers fazendo as famosas dancinhas; Contudo, ainda que eu não faça parte desse grupo, usei tripé porque só assim eu consigo tirar minhas próprias fotos sozinha. A dica é usar seus equipamento com bom senso para que não atrapalhe os demais visitantes.
- Realizar sobrevoos com drones.
- Fazer barulhos altos ou incômodos como bater palmas, gritar, assobiar ou cantar.
- Subir, sentar ou apoiar-se em paredes e estruturas, tampouco tocar, mover ou extrair elementos líticos. – Essa regra é a mais comum de desobedecer, principalmente por distração. Então tome cuidado antes de sentar ou encostar em qualquer lugar para tirar foto.
- Perturbar ou coletar flora ou fauna.
- Fumar, vaporizar ou fazer qualquer tipo de fogo.
- Não respeitar circuitos e percursos estabelecidos.
A prática desses atos pode resultar na expulsão imediata do visitante sem direito a reembolso. Portanto fique atento às regras, pois os guardas-parques e os agentes da Polícia Nacional são a autoridade máxima no local.
Você encontra a lista completa das normas de conduta na página oficial de Machu Picchu.
10. Leve o essencial
Existem alguns itens importantes que não podem faltar na sua visita à Machu Picchu. Então confira a listinha a seguir para não esquecer nada:
- Ingresso de entrada em Machu Picchu
- Passagem do ônibus de Águas Calientes à atração (se for o caso)
- Água
- Óculos de sol
- Chapéu/boné
- Sapato confortável
- Casaco (inverno)
- Capa de chuva (época chuvosa)
Leia também:
- O que fazer em Cusco: 25 atrações imperdíveis
- Como chegar em Machu Picchu: 4 maneiras do luxo ao econômico
- Machu Picchu pela hidrelétrica: o jeito mais barato de ir
Planeje sua viagem para o Peru
Cartão de débito internacional
Quer levar o seu dinheiro com segurança para o exterior? A melhor forma de fazer isso é através de contas globais internacionais. As duas melhores opções do mercado são a Wise e a Nomad.
Ambas oferecem abertura de conta gratuita, tarifas baixas, câmbio comercial e IOF de 1,1%. Sem contar que os cartões de débito são aceitos globalmente, em mais de 180 países.
- Abra aqui a sua conta multimoeda Wise e gerencie seu dinheiro em mais de 50 moedas.
- Abra aqui a sua conta global Nomad, insira o meu código de convidado ROTINAVIAJANTE20 e ganhe até 2% cashback (limitado a U$20) na primeira remessa em dólar feita em até 15 dias da abertura da conta.
Seguro Viagem
Não deixe de contratar um bom seguro viagem para o Peru! Não é raro passar por problemas de saúde em Cusco com alimentação ou altitude. Eu mesma tive que acionar o seguro por causa de uma intoxicação alimentar.
Por isso, recomendado estar assegurado contra possíveis imprevistos durante a viagem. Eu viajei com o seguro da Real Seguro Viagem e recomendo.
- Você tem um desconto de até 10% em qualquer plano usando o código ROTINAVIAJANTE. Contrate o seu seguro agora mesmo!
Chip Internacional
Quer viajar conectado e sem se preocupar com falta de internet? Então viaje com um chip internacional. Eu recomendo OMeuChip, que vem com internet 4G ilimitada para navegar à vontade.
- Você tem 15% OFF em qualquer plano de internet utilizando o cupom ROTINAVIAJANTE.