O Portal da Chapada das Mesas é um dos locais mais simbólicos de Carolina. Isso porque oferece uma linda vista do Parque Nacional da Chapada das Mesas com paisagens de tirar o fôlego. Não é à toa que virou cartão-postal da cidade. O lugar tem uma beleza única e uma energia tão incrível quanto o de outras atrações da região, como o Santuário de Pedra Caída e o paradisíaco Poço Azul em Riachão.
Não deixe de ler o meu Guia Completo da Chapada das Mesas para ter todas as informações de como chegar lá, quando ir, onde se hospedar, entre outras dicas. Aliás, recomendo fortemente alugar um carro para que você possa conhecer todos os outros atrativos da região de forma independente e no seu tempo.
Portal da Chapada das Mesas: O que é? Onde fica?
O Portal da Chapada das Mesas nada mais é do que um mirante, de onde você tem uma visão panorâmica do parque com toda a sua natureza exuberante e os pilares em formato de mesa, que dão o nome à chapada.
Está situado na BR-230 (Rodovia Transamazônica), no Maranhão. Fica entre as cidades de Carolina, distante 20 km pro sul, e Estreito, ao norte a 77km de distância. A cidade de Imperatriz, onde fica o aeroporto mais próximo, está distante 200 km do portal.
Para chegar até o portal da Chapada, alugamos um carro, pois assim não precisamos depender de transporte público, que é precário. Além disso, existe a vantagem de poder explorar os arredores com muito mais conforto e flexibilidade.
Quando ir ao Portal da Chapada das Mesas
A princípio, não há uma época melhor para ir. Sendo assim, é possível visitar o Portal da Chapada das Mesas o ano inteiro. Os dois melhores horários para subir até o mirante são durante o nascer e o pôr do sol. Isso porque são esses os momentos com a melhor luz do dia para contemplar a paisagem.
Como funciona?
O Portal da Chapada das Mesas funciona das 7h às 17:30 e paga-se uma taxa de manutenção de R$10 para entrar. Para quem tem interesse em chegar antes das 7h para ver o nascer do sol, o valor sobe para R$20. Além disso, é preciso consultar antes a disponibilidade. Como fui no horário do pôr do sol, não precisei de nenhuma confirmação.
Da entrada ao topo, onde fica o mirante do portal, é uma caminhada de 600m de nível fácil. A trilha conta com trechos de areia e degraus de pedra, mas é super tranquila de fazer. Dá para ir de chinelo mesmo, não precisa de tênis.
Subindo até o mirante principal
No caminho, paramos num mirante de onde já é possível ter uma vista linda da vegetação do cerrado maranhense, do Morro do Chapéu e da estrada que leva à Carolina.
Em seguida, subimos mais alguns metros e chegamos ao portal da Chapada das Mesas, de onde temos a melhor vista da região. Esculpida naturalmente na rocha, o portal faz o formato certinho do estado do Tocantins de ponta cabeça.
Enquanto apreciava a paisagem, achei uma falha geológica que mais parecia um gato preto descendo um dos pilares que sustenta o primeiro mirante onde paramos (vai dizer que não parece?).
Ter escolhido ver o pôr do sol foi uma ótima ideia, pois é o momento em que o portal está mais iluminado e a cor alaranjada das rochas fica mais intensa. Além disso, toda a paisagem fica ainda mais bonita de ser contemplada.
Ficamos lá até o sol se pôr completamente, vimos a lua por cima do portal e logo em seguida descemos de volta para evitar que pegássemos a trilha no escuro. Foi uma tarde super agradável, então recomendo fortemente a visita.
O que levar
Não é necessário levar muita coisa para o Portal da Chapada das Mesas, já que a trilha é curta e o passeio é relativamente rápido. Mas lembre-se que costuma fazer muito calor no Maranhão, então é interessante levar o seguinte:
- Água
- Protetor solar
- Óculos escuros
- Roupa leve com proteção UV
Leia também:
- Guia turístico completo da Chapada das Mesas: tudo o que você precisa saber!
- Poço Azul: o paraíso da Chapada das Mesas
- Conheça o incrível Santuário da Pedra Caída
Curtiu essa dica? Comenta se você gostaria de conhecer o Portal da Chapada das Mesas! Aproveita para deixar sua dúvida nos comentários que eu farei o possível para te ajudar.
2 Comentários
Delicioso ler seu relato. Não sabia da existência da Chapada das mesas. Adorei.
Que bom ler seu comentário também, Pericles! Fico feliz que descobriu, porque esse é um lugar que merece ser descoberto!