Se está buscando o que fazer em Olinda, preparei um roteiro de 1 dia com os principais pontos turísticos para visitar na cidade. Distante apenas 6km de Recife, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e um dos lugares mais importantes do Brasil Imperial. Então, confira a seguir todas as dicas que vão te ajudar a planejar a sua viagem para esse cantinho tão charmoso em Pernambuco.
O que fazer em Olinda: Mapa do Roteiro de 1 dia
Para visualizar melhor o que fazer em Olinda em 1 dia, fiz um mapa com todos os pontos turísticos do centro histórico que vão te auxiliar a montar o seu roteiro.
O que fazer em Olinda: principais atrações
Fui para Olinda num domingo em um bate-volta de Recife tanto para conhecer a cidade quanto para aproveitar o pré-carnaval que aconteceria nesse dia da semana. Por causa disso, acabei pegando algumas atrações fechadas.
Então já fica essa dica se não quiser passar pelo mesmo! Mas isso não me impediu de passar pelas principais atrações e conhecê-las mesmo que fosse somente por fora. Então leia até o final se quiser ter um roteiro completo do que fazer em Olinda.
Praia dos Milagres e Igreja N. Sra. dos Milagres
Iniciei a caminhada de 1 dia em Olinda pela Praia dos Milagres. A praia de Olinda é muito bonita, mas estava cheia e não muito atrativa para banho (nem era esse meu objetivo).
Logo em frente fica a Igreja de Santa Cruz dos Milagres, uma edificação simples datada do século XIX. Reza a lenda que a igreja levou esse nome por causa de um milagre que ocorreu na época em que acharam uma fonte de água em meio à seca que assolava a região.
Mercado Eufrásio Barbosa
Seguindo em direção ao Largo do Varadouro, você chega no Mercado Eufrásio, um dos pontos turísticos de Olinda. Lá você encontra feiras, lojas, salas de exposição, além de cafés e uma livraria. Como eu não havia checado antes os horários de funcionamento, encontrei o local fechado. Então, se quiser visitar o mercado, vá de terça a sábado entre 9h e 17h.
No mesmo local, tem o Museu do Mamulengo, também conhecido como Espaço Tiridá, onde você encontra um acervo dos tradicionais bonecos de Olinda. Funciona segunda a sexta das 9h às 17h e o ingresso custa R$4.
Indo para Olinda? Aproveite para alugar um carro com a RentCars. Você tem muito mais comodidade na sua viagem e ainda garante descontos de até 30% na reserva do seu veículo!
Rua XV de Novembro
Assim que entrei na Rua XV de Novembro, já foi possível avistar as tradicionais casas coloridas que caracterizam várias ruas e ladeiras de Olinda. Ali se encontra a Igreja São Sebastião, construída no século XVII no estilo rococó, caracterizada na época por sua leveza e originalidade.
Não pude deixar de reparar também na Câmara Municipal de Olinda, um casario colonial azul e amarelo, seguindo as cores vibrantes do restante da rua.
Mosteiro de São Bento
Subindo a ladeira da XV de Novembro você chega na Rua São Bento onde fica um dos grandes pontos turísticos de Olinda, o Mosteiro de São Bento. Infelizmente, cheguei no horário de almoço em que eles fecham.
Como resultado, não consegui entrar. Mas vale a pena a visita, já que ela é considerada a instituição religiosa mais rica de Olinda, com o altar todo folheado a ouro. Além disso, a missa aos domingos é celebrada com canto gregoriano.
Veja também: O que fazer em Recife
Ruas São Bento e 27 de Janeiro
Seguindo pela Rua São Bento, você chega numa praça onde fica a Prefeitura Municipal de Olinda. É interessante andar por ali pois você encontra várias artes nos muros feitas com grafite. Siga até ver um sobrado branco de janelas azuis à direita e terá achado a Casa de Alceu Valença. A placa indicativa em cima da porta é bem discreta, mas a casa é fácil de achar.
Desça a Rua 27 de Janeiro, onde fica a sede da Pitombeira dos Quatro Cantos. A Pitombeira dos Quatro Cantos é um dos mais tradicionais blocos de carnaval da cidade. Desde 1947, alegra foliões com muito frevo e marchinha. A sede funciona como bar atualmente, mas também é local de ensaios de carnaval.
Aproveite para reservar a sua hospedagem em Olinda usando o meu link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog!
Igreja de São Pedro e Sobrado Mourisco
Descendo a rua 27 de Janeiro, chegará na Praça João Alfredo, onde existem algumas construções históricas importantes. A primeira delas é a Igreja de São Pedro, a paróquia mais antiga da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Ao lado direito da igreja, existe um casarão vermelho que dizem ter sido residência do Conde Maurício de Nassau, conde alemão que governou a colônia holandesa em Recife. Mas não há indícios de que ele sequer tenha morado em Olinda. Por isso, acredita-se que essa história foi inventada antigamente por guias para atrair a atenção de turistas.
Do outro lado, fica o Sobrado Mourisco, um grande casarão de arquitetura mourisca com balcões de madeira coloridos. Em 1859, o local recebeu D. Pedro II e Tereza Cristina como hóspedes em uma viagem que faziam ao Nordeste.
Igreja do Carmo na Praça do Carmo
Em seguida, vá para a Praça do Carmo e suba as escadas para chegar na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Esta igreja foi o primeiro templo católico da Ordem dos Carmelitas nas Américas.
Lá de cima, além de ter uma visão geral do parque do Carmo, onde geralmente acontecem alguns eventos da cidade, dá para avistar outras construções históricas como a Faculdade de Olinda e a Biblioteca Pública.
Convento de São Francisco
Segui para o Alto da Sé pela rua São Francisco, pois queria conhecer o Convento de São Francisco. Afinal, esse é o convento franciscano mais antigo do Brasil. Além disso, o conjunto arquitetônico católico é muito interessante pois engloba a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia.
Mas dei de cara com a porta mais uma vez. No entanto, não deixe de visitar se puder, pois lá você encontra uma série de painéis em azulejos portugueses em representação à vida de Nossa Senhora e de São Francisco. Por fim, ao sair da igreja, você pode avistar um largo onde está cravado o Cruzeiro de São Francisco.
Catedral da Sé e Ladeira da Sé
Uma vez que chegar no Alto da Sé, o ponto mais alto de Olinda, encontrará muito o que fazer. Primeiramente, entre na Catedral da Sé, a maior igreja quinhentista do Brasil. Além disso, é também a mais antiga de Olinda.
A visita para conhecer o interior da catedral é super válida, mas o mais incrível é o mirante que existe na lateral. Isso porque você tem uma vista espetacular da cidade de lá. Do mirante, é possível avistar vários pontos turísticos de Olinda e observar a paisagem natural se misturando com o cenário urbano de Recife.
Em frente à Sé de Olinda fica a Ladeira da Sé, uma das mais famosas da cidade e que enche de foliões em época de carnaval. No entanto, ao invés de descer por ali, continuei em frente para terminar de conhecer as outras atrações do Alto da Sé.
Feira e Mercado de Artesanato
De frente para a Igreja da Sé está a feirinha de artesanato, mas para ser sincera, achei fraca de opções. Por outro lado, o Mercado de Artesanato que fica próximo tem lojas com mais variedade de produtos. Apesar de serem um pouco mais caros, a qualidade é melhor. Portanto, fica a dica para quem quer levar um souvenir para casa.
Além disso, mesmo que você não queria comprar nada, vale a pena entrar para conhecer o mercado. Isso porque ele fica dentro de uma galeria super arrumadinha e no final dela você ainda tem uma varandinha com uma vista muito legal da cidade.
Mirante da Caixa D’Água
Outra opção para uma vista panorâmica da cidade é o Mirante da Caixa D’Água. O elevador estava quebrado no dia, então a opção era subir pelas escadas. Mas fiquei com preguiça e acabei não subindo. De qualquer forma, a vista lá em cima deve ser incrível. Então não deixe de incluir no seu roteiro de 1 dia em Olinda.
Museus do Alto da Sé
Seguindo a mesma rua, você acha o Museu de Arte Sacra e a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, ambos com entrada no valor de R$10. Se você já visitou o Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda, que é uma das atrações de Recife, talvez não compense entrar nesse, pois é provável que veja exposições parecidas.
Reserve agora o seu transfer de Recife para Olinda e desfrute da comodidade de um transporte privativo com horário marcado.
Igreja da Misericórdia e Ladeira da Misericórdia
Após rodar toda a cidade, a última atração visitada foi a Igreja da Misericórdia. Ela está localizada em frente à Ladeira da Misericórdia, que é a ladeira mais íngreme de toda a cidade. Portanto, se quiser minimizar o cansaço, tente planejar seu roteiro de modo que você passe por essa rua descendo ao invés de subindo.
Quatro Cantos e Mercado da Ribeira
Após descer a ladeira da Misericórdia – e se encantar pelas coloniais casinhas coloridas no caminho – você vai chegar nos Quatro Cantos. Além de ser uma região com vários bares e restaurantes, o local é ponto de encontro de blocos de carnaval e por isso costuma ter bastante folia.
Se animar, você pode seguir dali até o último ponto turístico de Olinda: o Mercado da Ribeira. Eu não cheguei até lá, pois esbarrei em bloquinhos de carnaval no caminho e parei para aproveitar a folia do pré-carnaval de Olinda.
Mas se você não der a mesma sorte, pode seguir até o mercado pois lá você vai ver bastante artesanato local e talvez alguns bonecos de Olinda.
O que fazer em Olinda à noite
Com a programação do dia garantida, é hora de descobrir o que fazer em Olinda à noite. Para quem quer curtir a vida noturna em Olinda, procure pelos bares e restaurantes de ruas movimentadas como a Rua do Amparo, Rua do Bonfim, Treze de Maio e Avenida Beira Mar.
Algumas opções bem recomendadas são o Bodega de Veio, Sana Bar, Bar Aritana e Sabor do Bonfim Pizza Bar. Certamente um deles irá te agradar.
Olinda à noite também é palco de prévias de carnaval no início e no fim do ano. Então caso sua visita à Olinda seja em um desses períodos, vale a pena buscar informações sobre os ensaios de carnaval nos canais oficiais dos blocos ou da prefeitura de Olinda.
Leia mais: O que fazer em Porto de Galinhas: 10 passeios imperdíveis
Como chegar em Olinda?
Se pretende visitar Olinda, presumo que chegará por Recife. Nesse caso, não deixe de conferir o roteiro completo para conhecer a capital de Pernambuco. Mas então como ir para a cidade histórica saindo de Recife? Veja a seguir todas as formas de como chegar em Olinda e seus valores:
De ônibus
Pegue o circular 910 (Piedade/Rio Doce) e desça próximo à Praça do Carmo. A passagem custa R$4,10 e a viagem dura cerca de 45 minutos.
De carro
Basta pegar a PE-001 e assim que atravessar o rio Beberibe já estará no centro histórico de Olinda. Chegando lá, é só procurar algum estacionamento privado para guardar o carro. Uma sugestão é estacionar próximo à Igreja da Sé, que é um ótimo lugar para começar o seu roteiro em Olinda.
A forma mais rápida e prática de conhecer Recife e arredores como Olinda é alugando um carro. Para isso, recomendo o site da RentCars, assim você garante o menor preço nas melhores locadoras do mercado.
De Uber ou táxi
Saindo de Boa Viagem, a corrida de Uber custa em torno de R$25 e demora uns 20 minutos para chegar. Sem dúvidas, o táxi sairá mais caro que os aplicativos de corrida.
De transfer
A forma mais rápida e confortável é por meio do transfer até Olinda. Apesar de não ser tão barato, é ideal para quem busca comodidade e praticidade.
Para quem também vai conhecer Recife, recomendo fazer o tour guiado que, além do transfer para Olinda, inclui o turismo nas duas cidades. Assim, você otimiza o tempo da sua viagem. Além disso, é uma excelente maneira de conhecer mais da história e cultura local.
Onde ficar em Olinda
Apesar de um bate e volta ser suficiente para conhecer Olinda, dormir ao menos uma noite na cidade do frevo tem suas vantagens. Afinal, esse é o momento que os bares olindenses abrem as portas e o lugar ganha outra energia!
Outra ótima oportunidade para se hospedar em Olinda é durante o carnaval, que aliás é um dos mais famosos do Brasil. Enfim, seja para vários dias de carnaval, seja para curtir somente uma noite de agito, separei para você algumas sugestões de hospedagem em Olinda:
- Hotel 7 Colinas ($$): se você curte um hotel, vai se encantar com esse, porque mistura o antigo com o moderno em meio a belos jardins. Além das suítes aconchegantes, oferece uma enorme piscina ao ar livre. Perfeito para uma estadia romântica em casal.
- Irradiante ($$): a pousada faz jus ao nome com uma vista surpreendente da cidade devido à sua localização privilegiada no Alto da Sé. Para completar, você se sente muito bem acolhido com as acomodações espaçosas e decoradas no estilo histórico.
- Pousada dos Quatro Cantos ($$): situada num casarão antigo bem conservado na região dos Quatro Cantos, a pousada esbanja charme e estilo. Oferece camas confortáveis, um café da manhã delicioso e uma bela piscina na área externa.
- Pousada Convento da Conceição ($): com excelente localização no centro histórico, essa é uma pousada barata em Olinda. Isso porque além dos quartos totalmente privativos, dispõe de opções com banheiros compartilhados. Mas nem por isso deixa a desejar no conforto do hóspede. Ótimo custo-benefício.
- Hostel da 13 e Suítes ($): acomodações compartilhadas e privativas com espaços acolhedores e confortáveis a um preço justo. Boa opção para viajantes solo.
Dicas importantes para visitar os pontos turísticos de Olinda
- Use calçados confortáveis, de preferência tênis, já que você vai andar bastante. Além disso, para as mulheres, evitar rasteiras que escorregam e salto nem pensar, pois as ruas do centro histórico são todas de paralelepípedo.
- Se viajar durante o verão, não esqueça o chapéu, boné, óculos escuros e protetor solar, pois as ladeiras podem te fazer suar um bocado.
- Olinda não é lá muito segura, portanto tome cuidado! Não dê bobeira com pertences valiosos na mão e evite passar em ruas muito desconhecidas ou vazias, especialmente se estiver viajando só.
O que fazer em Olinda: Conclusão
Deu pra ver que há muito o que fazer em Olinda né? Mas o bom é que com um roteiro de 1 dia inteiro você consegue conhecer todos os pontos turísticos principais com tranquilidade e ainda curtir Olinda à noite. Perceba que se você for à Olinda no domingo, corre o risco de pegar vários locais fechados. Portanto, programe-se direitinho para não perder viagem.
Gostou das dicas do que fazer em Olinda? Então deixa um comentário pra eu saber se elas te ajudaram!
6 Comentários
Excelente!! Amei!! Um super guia com dicas relevantes para quem quiser conhecer lugares com qualidade. Parabéns! Sucesso na sua missão de vida, ajudando pessoas a serem felizes, viajando, conhecendo esse Brasilzão que é lindo e diferente!!
Fico feliz em saber! Muito obrigada, Socorro! ❤
Valeu as dicas, vai tornar minha viagem em família mais feliz!!
Que maravilha, Esequiel! Boa viagem para você e sua família!
Obrigada! Estou em pernambuco.vom minhas filhas e suas dicas e seu roteiro para Olinda foi perfeito para nós
Que legal, Marta! Fico feliz em saber 😊