Se quer saber o que fazer em Vila Velha, então chegou no lugar certo, pois essa é a minha cidade! Conheço como a palma da minha mão. Portanto, leia esse artigo até o final se quiser ter as melhores dicas para a sua viagem.
Quem vem para o Espírito Santo, às vezes se limita a conhecer a capital Vitória. Mas a verdade é que Vila Velha possui tantos atrativos quanto sua vizinha e está repleta de lindas praias, belas paisagens e muita história e cultura.
Sendo assim, confira a lista com as principais atrações e pontos turísticos de Vila Velha para você montar o seu roteiro.
Praias e Ilhas de Vila Velha
Com seus 32km de litoral, Vila Velha possui uma agradável orla com lindas praias. Além disso, também tem ilhas belíssimas com piscinas naturais de águas cristalinas. Então veja agora quais são as melhores praias de Vila Velha para você curtir seus dias de sol na cidade!
1. Praia da Costa
Queridinha dos capixabas, a Praia da Costa é com certeza a praia mais famosa de Vila Velha. Ela é dividida em duas partes. De um lado, você tem um mar aberto com ondas e uma extensa faixa de areia, que se estende até a praia de Itapoã. Tem alguns pontos com quiosques e aluguel de cadeira e guarda-sol, além de ambulantes.
E do outro, você tem a chamada Praia da Sereia, onde termina a orla. Esse é um trecho curto da praia, onde o mar é mais tranquilo. Aqui você encontra um calçadão bem movimentado, com barraquinhas de comida e feirinha vendendo artesanato e artigos de praia. Opção ideal do que fazer em Vila Velha com crianças.
2. Praia de Itapoã
A Praia de Itapoã é basicamente uma extensão da Praia da Costa. Por isso, é até difícil saber onde termina uma praia e começa a outra. Sendo assim, o mar não muda muito, nem o movimento. Ou seja, é uma praia com ondas tranquilas – ao menos no verão – e bastante frequentada.
Inclusive, existe um pequeno trecho badalado da praia que ganhou o apelido de “Beverlly Hills”. Não há um ponto de referência específico, mas fica próximo do parquinho de crianças. Lá tem um trailer que vende petisco e cerveja. Mas existem diversos quiosques e restaurantes ao longo da praia também.
Indo para Vila Velha? Aproveite para alugar um carro com a RentCars. Você tem muito mais comodidade na sua viagem e ainda garante descontos de até 30% na reserva do seu veículo!
3. Praia de Itaparica
Ao lado de Itapoã, fica a Praia de Itaparica. Assim como as vizinhas, é também uma praia bem estruturada, com vários quiosques. No entanto, o mar é mais agitado. Aliás, é ótima para quem curte pegar umas ondas.
Aos domingos, a orla de Itaparica fica interditada para carros das 7h às 13h para dar lugar à Rua do Lazer. Cerca de 1km da pista fica livre para caminhada e prática de esportes.
4. Praia do Bananal
Apesar de ser menos conhecida, a Praia do Bananal é um dos lugares mais lindos de Vila Velha. Sou suspeita para falar, pois adoro praias pequenas e reservadas, características de lá. O mar é calminho, cercado por vegetação e encostas rochosas, além de algumas casas de moradores em frente.
Se chegar cedinho, pode ter uma praia só para você. Mas se quiser passar o dia, vá equipado, pois não há infraestrutura no local. Existe apenas um barzinho, mas não tenho certeza se funciona todos os dias da semana.
No caminho para a Praia do Bananal, você também parar para conhecer a Praia do Ribeiro. Embora não seja um local próprio para banho por ser uma prainha de pescadores, tem um cenário bonito para tirar fotos.
5. Praia Secreta
Apesar do nome, a Praia Secreta não tem nada de secreta. Apenas o seu acesso é escondido, mas desde que foi descoberta, passou a encher de gente. Fica no final da Praia da Costa, na subida para o Farol de Santa Luzia, numa discreta abertura no muro da rua.
Ao atravessar o portal, você passa por uma rampa murada com toras de madeira até chegar na praia. Aliás, bem bonita por sinal! É cercada por encostas rochosas e bastante vegetação. De cima das pedras, você ainda tem uma vista bem legal do entorno.
6. Ilha de Pituã
Da orla de Itapoã, é possível avistar a Ilha de Pituã a cerca de 200m da areia. O lugar é um pequeno paraíso em alto mar, afinal, possui uma prainha com piscinas naturais em meio a pedras e vegetação abundante.
Quem tiver snorkel, recomendo levar, pois há grandes chances de ver peixes, tartarugas e outros animais marinhos. Além disso, leve água e comida caso queira passar o dia, pois não há estrutura no local.
Os barqueiros cobram cerca de R$20 ida e volta. É possível chegar lá nadando, mas não recomendo essa opção, especialmente para quem não tem experiência, a fim de evitar qualquer incidente. Afinal, nunca se sabe sobre as condições do mar.
7. Ilhas Itatiaia
Entre as praias de Itapoã e Itaparica se encontram as Ilhas de Itatiaia. O arquipélago é formado por sete pequenas ilhas com piscinas naturais de águas transparentes que você pode explorar a pé.
A rica fauna marinha encoraja um delicioso mergulho para apreciar a diversidade de peixes e corais do fundo do mar. Mas muitas pessoas, assim que chegam, já se acomodam na estreita prainha situada no local de desembarque.
Assim como Pituã, é necessário pegar um barco para chegar lá. No entanto, Itatiaia fica um pouco mais longe, distante cerca de 1km. Por isso, o preço fica na faixa de R$30. No mais, se quiser passar o dia, vá equipado pois não há estrutura no local.
Leia mais: 17 atrações imperdíveis em Vitória
O que fazer em Vila Velha: natureza, história e cultura
8. Convento da Penha
Cartão postal do Espírito Santo, o Convento da Penha é certamente uma atração imperdível em Vila Velha.
É não só o ponto turístico mais famoso da cidade como também uma das atrações mais visitadas do estado. Construído em 1558 no alto de um penhasco, é considerado um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.
Além disso, tem uma vista incrível do alto. Aliás, são várias as paisagens. De dentro do convento, tem uma janelinha famosa com uma belíssima paisagem da 3ª Ponte que mais parece a pintura de um quadro.
O visual aumenta de proporção ao sair para a varanda, contemplando Vitória de um lado e Vila Velha de outro. Esse mesmo cenário também pode ser visto do mirante do estacionamento logo abaixo.
9. Morro do Moreno
Dentre as vistas panorâmicas mais incríveis da cidade, está o Morro do Moreno. Sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos para tirar foto! Afinal, do topo do morro é possível registrar vários ângulos, captando lugares como as praias, o centro da cidade, a baía de Vitória, a Terceira Ponte e o próprio Convento da Penha.
Mas o ponto alto – quase que literalmente – está em contemplar os espetáculos da natureza: o nascer e o pôr-do-sol. Já tive o prazer de apreciar tanto o sol nascendo no mar quanto se pondo por detrás da ponte. Por isso, posso dizer com propriedade que cada momento tem uma beleza inigualável.
Os mais aventureiros podem chegar lá no topo pela trilha com cerca de 40 minuto. A trilha é moderada, com alguns obstáculos e diversos mirantes no caminho. Apesar de não haver sinalização, não é necessário contratar guia. De qualquer forma, é sempre recomendável subir na companhia de alguém.
Mas quem não tiver a mesma disposição, pode subir por uma estradinha de terra sem dificuldades. Dessa forma, a caminhada leva em torno de meia hora. O acesso ao Morro do Moreno se dá pela Rua Xavantes na Praia da Costa.
Leia também: Tudo sobre Itaúnas, a terra do forró (guia completo)
10. Farol Santa Luzia
Um dos principais pontos turísticos de Vila Velha, o Farol de Santa Luzia foi instalado em 1871 para orientar a difícil navegação pela baía de Vitória e evitar o encalhe das embarcações.
Com seus 12m de altura, a torre pré-moldada de ferro fundido foi feita em Glasglow, na Escócia, a mando de Dom Pedro II. Ainda em pleno funcionamento, o Farol está situado numa área residencial militar e pertence à Marinha do Brasil.
O monumento conta ainda com a Sala da Memória, um espaço com ilustrações sobre a história da navegação e construção do farol. Além disso, o local conta com uma linda vista do litoral.
As visitas acontecem de terça a domingo e feriados, das 9h às 16:30h. Entrada gratuita.
11. Sítio Histórico da Prainha
Mais do que apenas um bairro, a Prainha é um local com grande importância histórica para a cidade. Isso porque foi onde Vasco Fernandes Coutinho, o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, aportou com uma tripulação de portugueses, dando início à colonização portuguesa no estado.
Dentre os atrativos que você vai encontrar na Prainha são: o Parque da Prainha, o 38º Batalhão da Marinha, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (a mais antiga do Estado e a quarta mais antiga do país), a Casa da Memória e o Museu Homero Massena. Por isso, não deixe de incluir esse passeio na sua lista com o que fazer em Vila Velha.
12. Museu Vale
Instalado na antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, às margens da baía de Vitória, o Museu Vale foi criado com o objetivo de preservar a história da construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
O museu é rico em história e cultura, pois contém um acerco com 24 mil itens catalogados a respeito da história ferroviária. Também conta com exposições e mostras de arte contemporânea, além de proporcionar ações educativas.
Ideal para um passeio em família, logo, é uma ótima dica sobre o que fazer em Vila Velha no domingo. A visita deve ser agendada previamente no site oficial do Museu Vale.
As visitas acontecem de terça a sexta, das 8h às 16h30, e sábados e domingos, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.
O que fazer em Vila Velha: gastronomia
Comer é sempre uma boa ideia em qualquer viagem. Melhor ainda quando o destino possui uma gastronomia de qualidade e delícias típicas. Vila Velha não poderia ser diferente.
Sendo uma cidade litorânea, provar da culinária regional é uma ótima opção para dias ensolarados de praia, mas também para ter o que fazer em Vila Velha com chuva.
13. Provar a comida típica capixaba
Não vá embora de Vila Velha sem provar as delícias locais. Um dos pratos típicos é a moqueca capixaba, preparada com diferentes peixes como badejo, robalo ou dourado, além de bastante coentro.
A torta capixaba é outra comida super tradicional, feita com bacalhau. Dicas de restaurantes tradicionais que servem esses pratos são o Caranguejo do Assis e o Restaurante Atlântica.
Se você curte um peixinho na praia, então peça a porção de peroá em um dos quiosques. Afinal, esse é um peixe bem comum na região e super saboroso!
Não deixe de contratar um seguro viagem nacional, caso não tenha plano de saúde. Ele pode te salvar de imprevistos como dores de estômago e problemas de infecção intestinal.
14. Visitar a Fábrica da Garoto
Você sabia que a Fábrica da Chocolates Garoto ficava em Vila Velha? Pois é. Se não sabia, agora tem um motivo para incluir um Chocotour na sua programação e encher a mala de bombons. Para fazer a visita, é preciso agendar com antecedência pelo site.
O que fazer em Vila Velha à noite
Seja para quem quer uma noite agitada ou uma saída mais light, existem opções variadas do que fazer em Vila Velha à noite. As principais são restaurantes ou barzinhos.
Para lanches ou refeições diversas, sugiro conhecer o Gol Burger, pois além de oferecer hambúrguer em seu menu, também tem entradas, carnes, saladas e sobremesas.
Já a Ilha do Caranguejo é uma ótima pedida para quem curte frutos do mar. Mas para provar a culinária tradicional capixaba, não deixe de conhecer o Restaurante Atlântica. O Restaurante Don Aguilar é outro que agrada qualquer paladar.
Busca algo mais boêmio? Então pode ser que um boteco tradicional como o Sheik’s te atenda bem. Afinal, é onde tem cerveja gelada e tira gosto de qualidade. Mas para quem prefere um bar moderno com música ao vivo, pode escolher o Gustus Sports Bar.
Onde ficar em Vila Velha?
Praia da Costa
Coração da cidade, a Praia da Costa é certamente um dos melhores lugares onde ficar em Vila Velha. Bairro movimentado, porém tranquilo, com praia, bares, restaurantes, lojas e comércios em geral.
Segue algumas sugestões de hotéis para se hospedar no bairro da Praia da Costa:
- Quality Suites ($$$): Um dos hotéis mais tradicionais de Vila Velha, de frente para a praia. Apartamentos com varanda e vista pro mar, piscina na cobertura e café da manhã farto.
- A Casa do Morro do Moreno ($$): Excelente cama & café localizado aos pés do Morro do Moreno. Conta com quartos aconchegantes, piscina, jardim e área de convívio.
- Champagnat Praia Hotel ($$): Situado no coração da Praia da Costa, a dois quarteirões da praia, o hotel possui acomodações confortáveis e cobertura com piscina, churrasqueira e vista para o Convento da Penha.
Praia de Itaparica
A Praia de Itaparica é uma das regiões que mais cresce em Vila Velha, por isso, apresenta hospedagens com um ótimo custo-benefício. Além disso, conta com vários cafés, restaurantes e bares e você pode aproveitar para estar próximo à praia.
Confira as dicas de hospedagem no bairro de Itaparica:
- Hotel Santorini ($$): Localização privilegiada à beira-mar, café da manhã fabuloso e quartos bem equipados com frigobar, roupeiro e mesa de trabalho, além de oferecerem bastante aconchego que fazem você se sentir em casa.
- Hotel Olympia ($$): Suítes confortáveis, atendimento cordial e café da manhã delicioso e variado. Conta com a praia e comércio abundante nas proximidades.
Confira todas as ofertas de hotéis em Vila Velha:
Vila Velha e Vitória: vale a pena combinar?
Com certeza. Vale muito a pena combinar Vitória e Vila Velha numa viagem só. Afinal, as cidades são vizinhas e muito próximas. Em menos de 10 minutos você atravessa a Terceira Ponte que liga uma cidade à outra.
Planeje sua viagem pelo Espírito Santo:
- Itaúnas: Belezas naturais, dunas, praias e forró
- Santa Teresa: Tudo sobre a 1ª Colônia Italiana do Brasil
- Pedra Azul: Conheça um dos cartões postais mais lindos do ES
Gostou das dicas sobre o que fazer em Vila Velha? Comenta aqui embaixo se esse artigo te ajudou!
11 Comentários
Nossa! Amei o seu post! Bem completo e rico em detalhes! Moro em Vila Velha desde que nasci e fico apaixonada por tudo que divulgue nosso estado! Parabéns!
Que massa, Rhaila! Também amo nossa cidade! Obrigada pelo carinho 🥰
Adorei suas dicas. Há nuito querida ir ao Espírito Santo e escolhemos ficar no Qualitys em Vila Velha. Iremos no feriadão do dia do trabalho. Locamos um carro e vamos desbravar o seu roteiro. Obrigada.
Que maravilha! Fico muito feliz em poder ajudar! Aproveitem muito quando vierem!
Sou de VV e moro em SP.
Faltou falar sobre a Barra do Jucu, seis restaurantes e pousadas.
Tem um restaurante bem legal só lado da ponte da Madalena.
A moqueca do Ilha do Caranguejo no shopping Boulevard também é show.
O conteúdo é bom mas poderia incrementar isso.
Oi Larissa. Amo viajar. Morei muito tempo fora do Brasil, estudando, e viajei bastante, tanto dentro quanto fora do Brasil, mas ainda não conheço o Espírito Santo. Estou no aeroporto, indo para Vitória, primeira viagem pós-pandemia, e encontrei o seu site. Li tudo e gostei muito das informações e do carinho com que você fala da sua cidade. Parabéns!
Oi Sandra! Muito obrigada! Incrível seu relato, fico feliz que tenha gostado.
Espero ter ajudado com seu roteiro. Aproveite muito a viagem!
Nossa, Larissa! O post sobre Vitória e esse sobre Vila Velha ficaram excelentes. Comprei passagens pra julho de 2022 e estou animadissima. Não conheço as cidades (ou o estado) e já anotei várias das tuas dicas. Só acho que os 4 dias quis vou ficar sertão 8 insuficientes!!! Rs.
Uau Clarice! Que maravilha saber disso! Obrigada!
Espero que aproveite muito a viagem! 😊
Oi! Tudo bem? Será que julho é muito chuvoso? Preciso voltar e pagar uma promessa, fui outubro de 2018 no convento da Penha pedi por um milagre, por intercessão de Nossa Senhora, não é que voltei grávida já , apenas 4 dias após do pedido!!!!! Quero voltar com a família, mas minhas férias só em julho. Vamos conseguir aproveitar a praia?
Uau! Que legal, Elaine! Olha, não posso prever o tempo rs
Julho não é um mês chuvoso, mas também não faz o mesmo calor do verão.
Espero que consigam aproveitar mesmo assim!