Está procurando um lugar diferente e tranquilo para passar o carnaval? Por que não escolher o carnaval em Ilha Grande?
Se você está querendo fugir de folia 24h e quer curtir uma vibe mais relax, Ilha Grande é uma ótima escolha.
Mas antes de saber como funciona o carnaval por lá, vamos falar primeiro um pouco mais sobre a ilha.
ONDE FICA ILHA GRANDE?
Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é uma ilha pertencente à cidade de Angra dos Reis e tem como local mais importante a Vila do Abraão, considerada a capital da ilha, abrigando cerca de 3000 habitantes.
A Vila do Abraão é o principal ponto turístico da ilha já que possui a melhor infraestrutura para receber os turistas.
Há diversas opções de hospedagem como pousadas, hotéis, suítes, hostels e campings, e de lugares para comer e beber, como restaurantes, pizzarias, creperias, lanchonetes, bares etc. Se precisar, também tem mercadinho, farmácia e padaria.
Lá você encontra diversas lojinhas de artesanato e produtos locais, além de inúmeras agências de turismo que realizam os passeios para outros cantos da ilha. Quase todos os lugares aceitam cartão, mas leve dinheiro também por segurança.
Embora Abraão seja a preferência dos viajantes, a ilha oferece outras localidades que também merecem atenção. Como o próprio nome já nos dá o spoiler, a ilha é realmente grande e não se limita a somente uma região. Existem outros destinos ao redor da ilha onde é possível ficar.
Dentre as outras opções escolhidas pelos turistas, estão Araçatiba, Praia Vermelha, Bananal, Provetá, Parnaioca e Aventureiro. Todas essas são alternativas para quem quer mais sossego e está disposto a abrir mão do conforto, já que a maioria das ofertas é de acampamento.
O acesso a esses pontos da ilha é feito ou por barco ou por trilha. Vale ressaltar que a praia de Aventureiro possui um limite de entrada de 560 pessoas por dia e é preciso pedir autorização em Angra antes de ir.
Agora que você já conhece mais um pouco da ilha, vou te contar como foi o carnaval por lá.
COMO É O CARNAVAL EM ILHA GRANDE?
Como esta foi a minha primeira vez em Ilha Grande, eu não saberia dizer a diferença entre ir para lá durante o carnaval ou fora de feriado.
Mas, independente do período que você estiver indo, é um lugar que vale a pena ser visitado, pelo clima de natureza e suas inúmeras praias e ilhas paradisíacas.
Eu escolhi ir para Abraão, porque como não conhecia nada ainda, optei por ter mais conforto e comodidade. Além disso, achei que seria a melhor chance de aproveitar alguma baguncinha de carnaval dentre as localidades possíveis.
Mas afinal, como é o carnaval em Ilha Grande?
Bom, o carnaval em Abraão, ou “Carnabraão” como é chamado, é organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis e conta com bloquinhos de rua tocando marchinha e música carnavalesca e uma programação de shows de artistas locais que cantavam vários ritmos num pequeno palco montado na areia.
Além disso, existem várias barraquinhas próximas ao palco vendendo comes e bebes para os transeuntes.
O feriado atrai turistas de diferentes idades, lugares e de todos os tipos – em família, grupos de amigos, casais e solteiros. Embora a cidade fique bastante movimentada, achei tudo muito limpo e seguro.
Como havia sempre policiais caminhando na rua à noite, não vi nenhuma confusão e não senti perigo em momento algum. Quanto à sujeira de latinhas e de lixos em geral, era limpa todos os dias na manhã seguinte às festas.
Para quem aguenta ficar acordado até tarde, os shows duravam até 1h da manhã aproximadamente, mas ficava gente na rua até de madrugada.
Assim como a maioria, eu fazia os passeios de dia, chegava no hostel por volta das 18h e me arrumava para ir pro centro à noite curtir um pouco do carnaval local.
E a dinâmica era mais ou menos a seguinte: enquanto um grupo de pessoas seguia os bloquinhos pelas ruelas de Abraão, outra galera ia beber na praça, um pessoal ia assistir ao show na praia ou então ia só jantar em algum restaurante.
Tem atividade para todos os gostos. O lugar é ideal para quem quer ter a opção de curtir as festividades e ainda ter seu momento de descanso.
Carnaval em Ilha Grande: vale a pena?
Eu particularmente gostei muito. Foi bem diferente dos outros carnavais que já havia passado antes.
Como foram 4 dias, deu para conhecer muitos lugares bonitos da ilha e ainda curtir as festas à noite.
Então, para quem está procurando tudo isso que mencionei anteriormente, digo que sim, vale a pena!
Fazendo bate e volta do Rio de Janeiro
Se por acaso você estiver passando o carnaval no Rio e cansou da baderna ou simplesmente ficou curioso para conhecer a ilha, nunca é tarde.
É possível fazer um bate-volta ou passar uma noite na vila. Eu observei que algumas pousadas ainda estavam oferecendo vaga na Vila de Abraão mesmo durante o feriado.
Veja aqui neste post como fazer para chegar na ilha.
Ainda tem alguma dúvida sobre o Carnaval em Ilha Grande? Deixa um comentário que eu ajudarei no que puder.
QUER VER MAIS DICAS?
Então segue o @rotinaviajante no Instagram para acompanhar minhas viagens e ficar por dentro!
1 Comentário
Gostei muito da sua narrativa.
Já conheço a Ilha Grande a muito tempo.
Sempre presente de 2 a 3 x por ano .Semana Santa , Reveion estou sempre por lá.
Não vou em período de carnaval , pois estou sempre desfilando pela E.P.de Mangueira e assisto todos os desfiles das Escolas de Samba e a saída apoteótica do Cordão da Bola Preta.
Sempre que estou na Ilha com as camisas da Mangueira e do Flamengo faço da Taberna da Vila meu Quartel General da Cristina e na Pousada Alpha na Rua da Praia da Isabel.
Destaques para as Praias de Lope Mendes , Gerna ,Abraazinho , Preta e as trilhas.
Sempre com música ao vivo na Taberna.
O segredo é deixar o carro e comprar as passagens em Conceição de Jacareí com a Simone da Objetiva chegando na Ilha Grande em 20 minutos e aproveitar o máximo da Vila do Abrahão.