Se você está de viagem marcada para conhecer os Lençóis Maranhenses, então fica de olho que nesse post pois eu vou dar 10 dicas dos Lençóis Maranhenses que são fundamentais você saber antes de ir para lá.
Que os Lençóis Maranhenses são lindos todo mundo já sabe ou deve imaginar. É uma sensação maravilhosa dar de cara com aquela imensidão de areia com águas surpreendentemente cristalinas.
Mas antes de pensar em dar um tibum nas lagoas, existem alguns detalhes que algumas pessoas desconhecem ou ficam na dúvida na hora de se preparar para a viagem.
Inclusive, não deixe de ler o meu guia completo dos Lençóis Maranhenses com todas as informações que vão te ajudar nessa preparação. Confira agora 10 dicas valiosas sobre os Lençóis Maranhenses para levar em consideração no seu planejamento.
Dica 1: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não é perto de São Luís.
Quem nunca foi aos Lençóis Maranhenses, talvez imagine que São Luís fica próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A verdade é que a capital maranhense está distante aproximadamente 260km de Barreirinhas, principal cidade a receber os turistas.
A viagem até lá pode durar de 4 a 5 horas, dependendo do meio de transporte escolhido. Lembre dessa informação na hora de planejar a sua viagem para não correr o risco de perder algum passeio marcado porque não conseguiu chegar a tempo.
Dica 2: Você pode ficar hospedado em Barreirinhas, Santo Amaro e Atins
Barreirinhas é o destino principal dos turistas por ser o lugar mais estruturado, com mais opções de hospedagem e alimentação. Além disso, é onde estão a maioria das agências que realizam os passeios nos Lençóis Maranhenses, inclusive os que levam à Santo Amaro e Atins.
A cidade mais perto de São Luís é Santo Amaro, porém com menos infraestrutura e estilo mais simples. O parque fica relativamente perto do centro da cidade e é possível ir a pé. No entanto, eu não me aventuraria, pois além de cansativo, é difícil explorar as lagoas mais distantes.
Atins é o último e o mais isolado vilarejo dos Lençóis Maranhenses e está situado na faixa litorânea do estado. Portanto, além das lagoas, Atins também tem praia, que aliás é muito frequentada pelos praticantes do kitesurf por ser um lugar que venta muito. O local também é pouco estruturado, mas não deixa de ter o seu charme.
A princípio, Barreirinhas é a melhor opção se é a sua primeira vez lá ou tem pouco tempo de viagem. Isso porque de lá você pode conhecer várias lagoas legais, incluindo as que ficam nas outras duas cidades.
Mas se tiver vários dias e quiser conhecer um pouco de tudo, você pode dividir a sua estadia em mais de um local. Sugiro a leitura do meu guia prático e completo sobre os Lençóis se quiser tomar essa decisão de maneira mais assertiva.
Faça a reserva da sua hospedagem nos Lençóis Maranhenses o quanto antes e evite preocupações!
Dica 3: A entrada é permitida somente para veículos credenciados
Como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação gerida pelo ICMBio, existem regras para manter a preservação do lugar. Uma delas é que o acesso é permitido somente para veículos 4×4 credenciados.
Portanto, se fizer a sua viagem de carro até Barreirinhas, que é a principal cidade-base dos Lençóis, saiba que terá que deixar seu carro lá e contratar uma agência que seja credenciada para fazer os passeios às lagoas.
No caso de Santo Amaro, o carro deve ser deixado no estacionamento que fica na entrada da cidade e, a partir de lá, pegar um transfer privativo (jardineira) para te levar até as lagoas.
Dica 4: É proibido levar bebida alcoólica
Seguindo ainda as regras de conservação do parque, não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas. No entanto, você pode levar comida e bebida sem álcool.
Aliás, não só pode como deve, pois não há vendedores ambulantes nas dunas. Então leve bastante água e um lanche, pois os passeios podem ser intensos e cansativos, principalmente os que duram um dia inteiro.
Mas não se esqueça: leve o seu lixo com você! Não polua a areia com comida, embalagens ou garrafas. A natureza agradece.
Dica 5: A areia das dunas não é quente
Você sabia que a areia das dunas não é quente? Foi a primeira coisa que notei assim que pus os pés descalços nas dunas. A areia é na verdade até bem fresquinha.
Não sei se é porque venta muito ou se é por causa da umidade vinda das lagoas, mas a temperatura da areia é ideal para andar descalço. Portanto, não se preocupe em ir de tênis, já que o chinelo é suficiente. Além disso, a areia é bem firme, o que ajuda na caminhada.
Dica 6: As lagoas não são geladas
Essa é a melhor informação que você vai saber sobre os Lençóis Maranhenses! Para mim, a água das lagoas tem a temperatura perfeita.
Afinal, não são tão quentes a ponto de não refrescarem com o sol maranhense rachando na sua cabeça e nem geladas a ponto de te deixar com frio após sair da água. A água é muito refrescante. Então aproveite o mergulho!
Aproveite para reservar a sua hospedagem nos Lençóis Maranhenses usando o meu link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog!
Dica 7: Não se importe com os nomes das lagoas
Se você já pesquisou sobre os passeios, deve ter visto que vários deles levam o nome específico de uma lagoa, como “Circuito Lagoa Bonita” ou “Lagoa Betânia em Santo Amaro”. Não se prenda muito aos nomes e eu vou te explicar por quê.
O fenômeno de formação das lagoas depende basicamente do vento e das chuvas. Como venta muito o ano inteiro e chove somente uma época do ano, o formato das dunas está sempre mudando. Consequentemente, a posição das lagoas também.
No fim das contas, não importa tanto quais lagoas você vai conhecer porque as que existem hoje não serão exatamente as mesmas do ano seguinte. Além disso, todas elas são igualmente deslumbrantes na época de cheia. Apenas aproveite!
Leia também: Roteiro de 4 dias nos Lençóis Maranhenses
Dica 8: As lagoas não são o único atrativo
Tá certo que os Lençóis Maranhenses são mais conhecidos por suas lagoas maravilhosas de águas cristalinas, mas existem também outras belezas naturais para conhecer.
A começar por duas praias na região dos Lençóis: Caburé e Atins, distantes 6km uma da outra. Se chegar por Caburé, você pode alugar um quadriciclo para andar por toda a margem da praia e ir até o encontro do rio com o mar, chegando próximo a Atins.
Outro grande atrativo dos Lençóis Maranhenses é o Rio Preguiças. Ele corta Barreirinhas até chegar em Caburé, onde você pode nadar tranquilamente.
Tem também o Rio Formiga, no povoado de Cardosa, distante alguns quilômetros de Barreirinhas. Lá é possível fazer um passeio de flutuação com bóia para quem curte um programa diferente para relaxar.
Se você quer cachoeira, tem também! Na praia de Atins você encontra estruturas rochosas que formam quedas d’água, criando uma pequena cachoeira, onde é possível se banhar.
Dica 9: A maioria dos estabelecimentos aceita cartão
Outra dica importante de saber é que muitos estabelecimentos nos Lençóis Maranhenses aceitam cartão. Em Barreirinhas, eu paguei quase tudo com cartão: hospedagem, restaurante, cafeteria, açaí, barzinho e farmácia.
Existem alguns locais específicos em que é necessário levar dinheiro, geralmente próximo às lagoas, como em barracas de artesanato, barracas de comida ou para aluguel de quadriciclos na praia. Se precisar sacar, existem agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Banco do Nordeste. Não há caixas 24h.
Em Santo Amaro, no comércio em geral passa cartão. Mas não há agências bancárias e nem caixa 24h para realizar saques. Há apenas uma casa lotérica. Logo, não dependa somente do cartão para realizar pagamentos e leve dinheiro se for para Santo Amaro.
Atins é a mais precária nesse sentido. Alguns estabelecimentos aceitam cartão. Porém, como o sinal na região é fraco, pode ser que as máquinas de cartão não funcionem. Neste caso, indo para Atins, leve uma certa quantia em espécie.
Dica 10: A voltagem no Maranhão é 220V.
A última e uma das mais importantes dicas dos Lençóis Maranhenses é lembrar que a voltagem no Maranhão é 220V.
Portanto, não desperdice espaço na mala levando aparelhos, como secador de cabelo, que sejam 127V. Assim, você evita de queimá-los se usados na voltagem errada.
Leia também:
- Guia Prático dos Lençóis Maranhenses: como chegar, quando ir e onde ficar
- Todos os passeios nos Lençóis Maranhenses com valores
O que achou das dicas dos Lençóis Maranhenses? Deixa nos comentários!
20 Comentários
Oi Larissa, tudo bem?
Qual hotel ou pousada você indica em Barreirinhas?
Agradeço
Amei ler todas estas informações sobre lençóis maranhenses. E está e a minha primeira vez de viagem só . Estou desafiando todos da minha família pois ao contrário de mim eles pensam ser triste e deprimido sair assim sozinha em uma um lugar desconhecido. Mas e meu sonho sair assim só e simplesmente chegar e explorar o lugar e conhecer amigos e desfrutar de tudo e eu tenho 30 dias pra ficar ai . Espero que alguém ai me de um roteiro do que fazer afinal são 4 semanas beijos 🙌😘
Oi ,poderia me informar se posso usar qualquer protetor solar nos Lençois Maranhenses ?
A água é salgada ?
Essa dica da voltagem foi ótima! Obrigada!
Olá!
Parabens pela as instruções e dicas dos lençois maranhense.. Tenho duvida quanto translado do aeroporto. Nao tenho carteira de motorista.. Como que é esse serviço lá
Obrigada pelas dicas, ajudam muito no hora de buscar o local p viajar.
Você poderia falar sobre deslocamento e custo aproximado para fazer uma viagem para o Maranhão.
Do aeroporto até barreirinhas são quantos km? Teria uber, ônibus, táxi ou algum outro meio de transporte. Quanto custa em média esses transportes ?
Olá muito obrigado pelas dicas , mas você poderia me falar se o mês de abril é bom pra visitar os lençóis maranhense?
Vamos visitar os lençóis maranhense em abril de 2023 , poderia me tirar essa dúvida
Oi Darlene! Abril não é um mês muito interessante não. Leia o meu guia completo dos Lençóis Maranhenses que eu explico sobre a melhor época para visitar o lugar.
Obrigada pelas super dicas. Vou viajar para os Lençóis maranhenses e graças as suas dicas eu sanei dúvidas que eu nem sabia que tinha! Rs foi o melhor post que li até hoje. Obrigada pelo seu trabalho. Gostei muito e recomendo.
Uau que maravilha, Carol! Fico feliz em ajudar. Obrigada!
Larissa, estou indo em junho para Santo Amaro. Afinal, o carro chega ou não até as pousadas? Ouvi relatos que o estacionamento existia antes da construção da ponte que liga o município.
Oi Marco! Na época que eu fui (2019), carro próprio não entrava em Santo Amaro, apenas as 4×4 credenciadas do parque. Não sei se mudou desde então.
Estou querendo conhecer os Lençóis Maranhenses em Março desse ano. Seria uma boa época!
Depois de visitar os lençóis só não concordo a predileção por barreirinhas para receber os turistas , fizemos isso por comentários da Internet e nós arrependemos , assim como muitos outros turistas que encontramos . Santo Amaro é magnífica , depois de ir nas lagoas de Santo Amaro ( existem agências de turismo de lá mesmo , além da cooperativa de urismo de Santo Amaro ) , pois então, depois de ver as lagoas de Santo Amaro não dá mais graça de fazer os circuitos em barreirinhas , as lagoas de Santo Amaro ( pra mim a lagoa do cajueiro foi inesquecível ) São muito, mas muito mais lindas do que as de barreirinhas , além de ser muitas , cada uma mais linda do que a outra, além do passeio da lagoa das emendadas com retorno a noite caminhando pelas dunas ( tivemos a sorte de ser lua cheia ) , magnífico, inesquecível !!
Gostei das dicas.
Que bom, Carlos! Fico feliz em ajudar!
Muito legal a tua disposição em compartilhar experiências e ajudar os marinheiros de primeira viagem aos Lençois. maranhenses. Obrigado pelas dicas.
Fico feliz em ajudar, Fabio! Obrigada!