Livros de viagem são a porta de entrada para você conhecer melhor o mundo. Ler sobre viagem não só te inspira a querer viajar mais como também te transporta para destinos desconhecidos somente através da imaginação.
Por isso, eu selecionei os 17 melhores livros de viagem com histórias e relatos fascinantes para você não ver a hora de por o pé na estrada. Quem sabe um deles não te encoraja a viver também uma grande aventura mundo afora?
Dicas dos melhores livros de viagem
On The Road – Pé na Estrada
Clássico dos anos 50, a obra On The Road de Jack Kerouac marcou a geração de uma juventude hippie, que o próprio autor depois batizou de geração beat.
O livro é narrado pelo personagem Sal Paradise, um escritor que largou tudo para embarcar numa aventura acompanhado do andarilho Dean Moriarty e sua gangue de amigos. Juntos, eles caem na estrada, percorrendo de leste a oeste dos EUA, numa grande viagem de autoconhecimento e, principalmente, na busca pela liberdade.
Reza a lenda que grandes nomes foram influenciados após ler On The Road, como Bob Dylan que fugiu de casa e Jim Morrison que fundou The Doors. É bem provável que você também seja inspirado pela incrível jornada dos personagens.
Comer, Rezar e Amar
Escolhido pelo New York Times como um dos melhores livros de 2006, Comer, Rezar e Amar consegue te envolver com a apaixonante história da autora.
Liz Gilbert é uma mulher casada, tem um bom marido e uma carreira de sucesso, mas não é feliz. Então ela resolve abandonar tudo e partir para uma viagem de um ano sozinha. A fim de buscar a verdade sobre sua vida, percorre a Itália, a Índia e a Indonésia vivenciando experiências incríveis.
O livro posteriormente deu origem ao filme, estrelado por Julia Roberts em 2010, mas infelizmente (na minha humilde opinião) não conseguiu transmitir a narrativa com a mesma emoção.
Cem Dias entre Céu e Mar
Já pensou atravessar o Atlântico sozinho em um minúsculo barco a remo? Foi o que Amyr Klink fez e relatou em seu intrigante livro Cem Dias entre Céu e Mar.
Após planejar minuciosamente uma viagem para cruzar cerca de 6500 quilômetros, da costa sul da África até o litoral baiano, o navegador brasileiro embarca numa trajetória pelo oceano Atlântico para viver 100 dias de intensas emoções em alto-mar.
Em meio a tempestades, conversas com tubarões e pores do sol deslumbrantes, impossível não ser cativado pelas alegrias e dores do narrador. Certamente, um livro que ensina muito sobre a pequenez do homem e o respeito à vida.
Na Natureza Selvagem
Escrita por Jon Krakauer, Na Natureza Selvagem (também conhecido como Into the Wild) é uma história baseada em fatos reais e tido como um dos melhores livros para mochileiros.
Christopher McCandless, apelidado de Alex Supertramp, é um jovem americano recém-formado que abandonou a vida tradicional para seguir seu sonho de conhecer o Alasca.
A fim de ter uma vida menos artificial, o personagem caminha por pequenas cidades dos EUA em meio às adversidades da natureza. Mas a sua viagem torna-se uma dura jornada, evidenciada por momentos difíceis de tristeza e solidão narrados no livro.
Sem dúvidas, um dos melhores livros de viagem dos últimos tempos. Sua história ficou bastante conhecida após o filme ser lançado 11 anos depois.
No Ar Rarefeito
No Ar Rarefeito é mais um excelente livro de Jon Krakauer sobre viagem. Ainda que você não se interesse por alpinismo, não tem como não se fascinar com esse emocionante relato sobre sua expedição ao topo do Everest.
O livro aborda com detalhes a expectativa e os desafios que os alpinistas enfrentam durante uma longa caminhada na montanha. Mas o auge da história é sobre a grande tempestade de neve que os atinge e resulta na morte de 8 deles.
Se você quer se impressionar, esta com certeza é uma leitura que vai te prender do início ao fim.
Livre: a jornada de uma mulher em busca do recomeço
Livre retrata a vida real da escritora Cheryl Strayed que, aos 22 anos, pensou ter perdido tudo após a morte da mãe, o fim do casamento e problemas com droga. Desesperada, ela toma a impulsiva decisão de vida de caminhar uma trilha de 1770 km sozinha pela costa oeste dos EUA.
Embora não tivesse experiência com trilhas de longa distância, Cheryl foi de Califórnia a Washington a pé enfrentando o grande desafio de se libertar de uma vida arruinada e tentar se encontrar novamente.
A trilha se mostra como uma oportunidade de redenção, pois expõe não só os desafios que a autora teve que encarar durante a sua solitária caminhada, como frio, calor, fome, sede, monotonia e exaustão, mas principalmente como tudo isso a fortaleceu.
Enfim, um belo relato de sobrevivência e superação que todos deveriam ler. Você também pode assistir ao filme interpretado por Reese Whiterspoon.
Mas Você Vai Sozinha?
Que mulher nunca ouviu a pergunta título deste livro após anunciar uma viagem solo? Foi por isso que a escritora e jornalista Gaia Passarelli resolveu contar com muito bom humor em “Mas Você Vai Sozinha?” suas andanças sozinha pelo mundo.
Então se prepare para rir com as divertidas histórias da autora enquanto aproveita dicas sobre Machu Picchu, Veneza, Nova York ou até mesmo Paranapiacaba.
Se você está a fim de descontrair lendo sobre viagens e aventuras, esta pode ser uma ótima escolha.
Do For Love
Este livro de viagem é na verdade uma autobiografia de Leticia Mello. Com o intuito de causar impacto positivo no mundo, a autora decidiu juntar duas paixões: viajar e ajudar pessoas.
Do For Love é a realização de um projeto de viajar pela Ásia fazendo trabalhos voluntários em comunidades na Tailândia, Camboja e Vietnã. Assim, ela não apenas conseguiu dar sentido às viagens, como também mergulhou num profundo processo de autoconhecimento. Em resumo, uma história leve e muito inspiradora.
Pode entrar na lista dos livros de viagem indicados para mochileiros e mochileiras que desejam desbravar o mundo a fim de mudar de vida e fazer a diferença. Inclusive, se você pensa um dia em ir para a Ásia, não deixe de conferir a lista de livros para viajar antes de ir para a Tailândia no blog Passeios em Phi Phi.
Um Lugar na Janela
Um Lugar na Janela reúne as crônicas de Martha Medeiros com as melhores lembranças de suas viagens. Cada capítulo é uma crônica dedicada a um destino por onde ela passou em uma determinada época e fase de sua vida.
Seja um mochilão na Europa, seja uma temporada no Chile, o livro é um convite ao leitor a embarcar nessas viagens junto da autora. No fim, o livro remete àquilo que de melhor se leva de uma viagem: as recordações.
Sob o Sol da Toscana: Em Casa na Itália
Sob o Sol da Toscana é um delicioso relato de um casal que descobre um novo mundo após comprarem e reformarem uma casa de campo abandonada no interior da Toscana.
Mayes descreve sobre a descoberta de nascentes na região, deliciosas receitas sazonais da sua cozinha tradicional, as reuniões com amigos durante as refeições e os passeios para a cidade vizinha de Cortana. Usando uma linguagem sedutora, o livro destaca com entusiasmo e paixão a beleza da vida na Itália.
Assim, a história te conduz de tal forma que faz você querer arrumar as malas e se mudar para a Europa. Quem sabe essa leitura não vira motivação para um ano sabático?
De Moto pela América do Sul
Mesmo que você não simpatize com Ernesto Che Guevara, não dá para negar que De Moto pela América do Sul é um daqueles livros de viagem pra gente se inspirar.
A narrativa de Che Guevara, que mais tarde deu origem ao filme “Diários de Motocicleta” (vale a pena assistir), se dá em 1952 quando ainda tinha 23 anos. Rumo à América desconhecida, ele embarca numa viagem de moto com seu amigo Alberto Granado, da Argentina à Venezuela.
Vivenciou de tudo um pouco, desde a miséria dos índios até o espanto de conhecer o mar, e viveu também muitas aventuras durante a viagem. Mas no fim, seu principal propósito era descobrir a verdadeira vocação.
A Volta ao Mundo em 80 dias
Obra do francês Júlio Verne publicada em 1872, A Volta ao Mundo em 80 dias é uma das maiores aventuras da literatura mundial.
Conta as façanhas do inglês Phileas Fogg e seu mordomo e fiel escudeiro, Jean Passepartout. Juntos, decidem dar a volta ao mundo em oitenta dias por causa de uma aposta. Oceanos, navios a vapor, estradas de trens, selvas e elefantes fazem parte da jornada dessa dupla.
Você vai se deliciar com divertidos episódios do personagem. Enfim, indico a leitura para momentos de passatempo e até mesmo distração durante longas viagens.
Não Conta Lá em Casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo
André Fran é um dos quatros apresentadores do programa de mesmo nome exibido na Multishow. O livro Não Conta Lá em Casa surgiu como resultado de suas peregrinações para os mais inimagináveis destinos do mundo.
Lugares incomuns como a ilha-país Tuvalu, que está prestes a sumir do mapa, e países em situação de conflito, como Somália e Etiópia estão incluídos no relato.
Misturando fotos fascinantes e histórias que divertem e emocionam, é o impulso que você precisa para colocar o pé na estrada.
A Arte de Viajar
A Arte de Viajar é um dos poucos livros de viagem a fazer uma reflexão sobre as motivações de uma pessoa querer largar o conforto do lar para encarar o desconhecido.
O escritor Alain de Botton registra nesse livro suas viagens para lugares distantes como Barbados, Amsterdã, Madri e o deserto do Sinai, bem como o caminho que ele percorre em busca da felicidade.
1000 Lugares para conhecer antes de morrer
1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer é o livro ideal para quem adora conhecer mais a fundo sobre a cultura, língua e pessoas dos destinos.
Nele, você vai encontrar inúmeras dicas de lugares incríveis ao redor do mundo, incluindo histórias sobre os temperos do Marrocos, esculturas de gelo no Japão e festival de cinema no Canadá.
Em resumo, Patrícia Schultz fez um ótimo trabalho ao transformar esse guia completo em um memorável catálogo de experiências de viagem.
Um Ano na Provence
O ex-publicitário inglês Peter Mayle e sua mulher resolveram deixar a cidade grande e se mudar para uma casa rural no sul da França. Um Ano na Provence relata com humor refinado a ambientação de Peter à nova realidade e suas fascinantes descobertas durante esse período.
Uma deliciosa leitura sobre lindas paisagens, gastronomia, diferenças culturais, hábitos interioranos dos franceses e os prazeres rústicos da vida provençal. Perfeita para ser degustada com um bom vinho.
Se você também tá a afim de recomeçar a vida, esse livro pode ser o pontapé para você largar tudo e se jogar no mundo. Que tal Europa?
Viagem a Portugal
Sabe aqueles livros em que você se imagina viajando no lugar do autor? Viagem a Portugal traz essa sensação conforme Saramago vai sutilmente descrevendo os detalhes de cada local, cada momento, sensação e conversa vividos na viagem.
Mas neste livro, Saramago viaja não só a Portugal como também para dentro de si mesmo. Através de um misto de crônicas, narrativas e recordações de sua viagem por diversas regiões de Portugal continental, o livro traz importantes reflexões sobre o ato de viajar.
Os livros de viagem são extremamente capazes de abrir a nossa mente para um novo universo. Eles nos inspiram de tal forma que passamos a querer viver as nossas próprias aventuras.
Então aproveite para escolher o seu preferido dessa lista e boa leitura!
Leia mais:
- Como fazer um intercâmbio voluntário e viajar de graça pelo mundo
- Mala de bordo 10kg: como escolher sua bagagem de mão
Você já leu algum dessa lista? Qual outro livro de viagem você indicaria? Conta aqui nos comentários!
4 Comentários
Amooooo livros e filmes sobre viagem. Trazem tantas reflexoes que a gente nem imagina, alem de incentivar a coragem de ser livre. Conhecia alguns e outros nunca tinha ouvido falar. Adorei!
Siiim! Exatamente isso 😍
Ótimas indicações! Eu adoro ler histórias sobre viagem!! Da muita vontade mesmo de sair viajando por aí..
Que bom que gostou, Roberta! Eu também adoro, eles de fato nos inspiram a querer viajar mais!