Buenos Aires se tornou um daqueles destinos queridinhos pelos brasileiros. Esteja indo pela primeira vez ou não, sozinho ou acompanhado, saiba que sempre haverá muito o que fazer em Buenos Aires.
A capital da Argentina conta com inúmeras atrações e pontos turísticos espalhados por toda a cidade. Passeio legal é o que não falta por lá, inclusive, muitos são de graça!
Eu mesma fiquei 6 dias e não consegui conhecer tudo. Por isso, vou compartilhar o que eu fiz (e não fiz, mas você pode fazer) para não deixar nada importante de fora do roteiro.
Então veja a seguir todas as dicas neste guia completíssimo sobre o que fazer na terra dos hermanos.
O que fazer em Buenos Aires: Informações gerais
Quantos dias ficar
Buenos Aires é uma cidade bem cosmopolita e repleta de coisas para fazer. Isso quer dizer que se você ficar 1 semana, não vai esgotar de atividades. Mas sei que nem todo mundo tem 7 dias disponível para viajar para lá.
Sendo assim, se seu tempo é curto e você quer conhecer pelo menos os highlights da cidade, eu diria no mínimo 3 dias. O bom é que em poucas horas de voo, você chega lá. Então dá para ir e voltar num feriado, por exemplo.
Mas para explorar a cidade com mais calma, recomendo de 5 a 6 dias.
Onde ficar em Buenos Aires
Se você ainda não sabe onde ficar em Buenos Aires, pode ser que se perca com tantas opções. É muito importante estar bem localizado a fim de aproveitar a viagem ao máximo. Por isso, separei hotéis com ótimo custo-benefício nos melhores bairros da cidade. Veja a seguir.
Tango de Mayo
Situado no coração de Buenos Aires, o Tango de Mayo é uma verdadeira imersão na cultura argentina. A decoração clássica, o conforto das camas e o clima aconchegante são um convite a uma noite de sono tranquila. Portanto, é a escolha ideal pra quem quer comodidade sem precisar gastar uma fortuna.
Rochester Hotel Concept
O Rochester Hotel Concept possui uma excelente localização no centro de Buenos Aires, já que fica próximo a vários pontos de interesse como a Avenida Corrientes, o Teatro Cólon e o Obelisco. Sua decoração moderna, suíte espaçosa e equipe prestativa agradam até os mais exigentes.
Casa Bevant
O Casa Bevant é uma hospedagem muito bem conceituada, com estúdios charmosos e equipados. Além de oferecer todo conforto e sofisticação, também tem uma das melhores localizações na Recoleta, pois fica a poucas quadras da Plaza Francia e do Cemitério da Recoleta.
Feel Buenos Aires
Com apartamentos super despojados, o Feel Buenos Aires tem aquele aconchego que te faz se sentir em casa enquanto viaja. Posso falar com propriedade porque foi onde me hospedei Buenos Aires. Fica na belíssima área de Palermo Soho, pertinho de comércio, bares e restaurantes.
Lista completa dos melhores hotéis em Buenos Aires (do barato ao sofisticado)
Como se locomover
Apesar de Buenos Aires ser ótima para conhecer caminhando, chega uma hora que os pés cansam de tanto andar. Afinal, a cidade é bem grande. Então veja a seguir todas maneiras de se deslocar em Buenos Aires
Transporte público
Um dos principais meios de locomoção é o transporte público. Tanto o ônibus quanto o metrô funcionam super bem, atendem muitos lugares e são super baratinhos. Acredite se quiser, as passagens custam menos de R$1!
Saiba que para utilizar qualquer um dos dois, você precisará do cartão Sube. Você pode adquirir esse cartão em kioskos pela cidade ou então no próprio aeroporto, assim, já consegue pegar um ônibus de lá para o centro.
Transfer no aeroporto
Embora o ônibus seja a opção mais barata para chegar e sair do aeroporto, pode ser que seus voos sejam de madrugada, como foi o meu caso. Ou talvez você queira mais comodidade e segurança.
Nestes casos, a melhor opção é contratar um transfer do aeroporto ao seu hotel em Buenos Aires, que oferece serviços tanto do Ezeiza quanto do Aeroparque.
Táxis, remises e corridas por aplicativo
Quando quiser otimizar tempo, tem Uber à vontade. Ou então, pode pedir um Didi, que é um aplicativo similar de lá, porém muitas vezes mais barato. Existem também os táxis e remises (que são uma espécie de táxis com preço combinado).
Ônibus turístico
Por fim, uma das maneiras de explorar Buenos Aires é por meio do ônibus turístico Hop-On Hop-Off. Esse transporte passa pelas principais atrações e você pode subir e descer quando quiser, em qualquer parada.
Além disso, oferece uma vista panorâmica do alto e áudio guia em português. Portanto, é também uma ótima forma de turistar enquanto descansa.
O que fazer em Buenos Aires: Roteiro completo
Dia 1: Centro
O centro histórico é endereço de grande parte das atrações da cidade. Ou seja, ótimo lugar para iniciar o seu roteiro em Buenos Aires. Dá para percorrer tudo sozinha, mas a melhor maneira de conhecer o centro é com o Free Walking Tour.
Foi exatamente o que eu fiz. O legal é que além de passar pelos principais atrativos, você também aprende histórias interessantes sobre os lugares e o passado da cidade.
Assim, você imerge na cultura, tem um panorama geral e depois pode escolher onde voltar com mais calma. Além disso, o guia dá ótimas dicas no final que podem agregar a sua experiência na cidade.
Praça do Congresso
Comece o tour na Praça do Congresso, inaugurada durante as festividades do centenário da Revolução de Maio de 1810. O local marca o quilômetro zero das rotas nacionais.
Nessa praça se encontra uma das três réplicas de “O Pensador”, que o escultor francês Auguste Rodin fundiu do molde original e que leva sua assinatura.
Avenida de Maio
Siga caminho pela Avenida de Maio e repare nos belos prédios históricos de arquitetura singular, resultante de uma mescla de variados elementos arquitetônicos europeus.
Um deles é o Palácio Barolo, edifício de 1919 com 100m de altura, considerado o mais alto de Buenos Aires na época. O prédio é símbolo do Inferno de Dante, pois sua construção apresenta inúmeras referências à obra da Divina Comédia.
Outra parada obrigatória é o tradicional Café Tortoni. Afinal, é o mais antigo da cidade, datado de 1858. Ouvi dizer que os preços lá dentro são superestimados, mas por sua charmosa decoração no estilo francês, vale a pena a visita.
Casa Rosada
Vá até a Plaza de Mayo onde está a Casa Rosada, um dos maiores símbolos do país e atual sede da presidência. Era dali que Evita Perón falava às multidões e em frente de onde as Madres de Mayo protestavam em nome de seus filhos.
Aos sábados, domingos e feriados, é possível fazer uma visita guiada na Casa Rosada com entrada gratuita.
No momento, a visitação à Casa Rosada se encontra suspensa.
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Dê um pulo na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principal sede da Igreja Católica da Argentina. Ela tem grande importância histórica, primeiro porque abriga o mausoléu do herói nacional General San Martín.
Além disso, possui um museu dedicado ao Papa Francisco, já que esta foi a igreja onde Jorge Bergoglio atuou em sua época como Arcebisco de Buenos Aires até assumir como Sumo Pontífice.
Ainda não sabe onde ficar em Buenos Aires? Aproveite para reservar o seu hotel usando o meu link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog!
Galerias Pacífico
Inaugurado em 1889, as Galerias Pacífico é um icônico centro comercial de Buenos Aires. Lá dentro você vai encontrar as mais diversas lojas de grife, como Chanel, Hugo Boss, Lacoste e Swarovski.
Mas o destaque do shopping vai para sua magnífica cúpula decorada com belíssimas pinturas feitas por artistas argentinos. Então, ainda que não vá às compras, ao menos vale a visita para contemplar a arquitetura.
Obelisco
Em pleno cruzamento das Avenidas 9 de Julho e Corrientes está o emblemático Obelisco.
O monumento é marco da cidade e principal palco de celebrações como aconteceu após a vitória da seleção argentina na Copa do Mundo de 2022.
Aproveite para tirar a sua foto em frente ao famoso letreiro verde com as iniciais da cidade, mas é provável que enfrente fila. Para os mais impacientes, faça seu registro da via lateral direita, onde tem um ótimo ângulo e não costuma ter gente.
Teatro Cólon
A duas quadras do Obelisco está o Teatro Cólon, considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo. A riqueza de detalhes e a excelência da acústica são impressionantes.
O teatro oferece visitas guiadas com duração de 50 minutos. O tour em espanhol sai a cada 15 minutos, em inglês às 10h, 11h, 12h, 13h30, 15h e 16h e, em português, apenas no horário de 13h.
A entrada custa 6000 pesos e o bilhete é vendido na bilheteria física. Se quiser enriquecer ainda mais a sua programação do que fazer em Buenos Aires, pode visitar o teatro durante algum espetáculo.
Avenida Corrientes
Não deixe de caminhar pela Avenida Corrientes, conhecida como a Broadway portenha por causa de seus inúmeros teatros. Juntamente com a 9 de Julho, é uma das avenidas mais movimentadas de Buenos Aires.
É um ótimo lugar, inclusive, para tomar um café, comer uma pizza ou provar um drink de um rooftop.
Dia 2: Recoleta
Considerada a Paris argentina, a Recoleta é o bairro mais elegante de Buenos Aires. Caminhar por suas ruas já é uma atração por si só, uma vez que possui belos edifícios com arquitetura senhorial, como os palácios da Avenida Alvear.
Caso visite essa região no final de semana, poderá aproveitar a enorme feira de artesanato da Plaza Francia. Ótima programação, aliás, para um domingo em Buenos Aires.
Mas há muito mais o que fazer por lá, que aliás você pode conhecer por meio do free tour pela Recoleta.
Floralis Generica
Situada na Plaza de las Naciones Unidas, o Floralis Generica é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Foi um presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano à cidade, cujo conceito é representar todas as flores do mundo.
A escultura da flor é toda de aço inoxidável, pesa incríveis 18 toneladas e se movimenta conforme a iluminação. Então, durante o dia ela abre e à noite ela fecha.
O gramado em frente é um ótimo espaço para tirar fotos, descansar e apreciar o momento. Portanto, não deixe essa atração de fora do seu roteiro em Buenos Aires.
Cemitério da Recoleta
O Cemitério da Recoleta é um atrativo polêmico, porque ao mesmo tempo em que muitos dizem ser um dos cemitérios mais incríveis do mundo, outros acreditam não compensar a visita.
Eu não quis entrar, pois achei o ingresso caro (2400 pesos). Mas saiba que sua fama se deve ao túmulo de Eva Perón que lá se encontra. Além disso, existem outras personalidades importantes sepultadas nesse cemitério.
Centro Cultural Recoleta
O Centro Cultural Recoleta é um espaço de exposições de arte modernista, danças, teatros e mostras culturais. Ocupa um edifício histórico por onde já passaram um convento, um asilo e uma prisão.
Confesso que sou mais chegada em arte tradicional do que contemporânea. Além disso, o local tem um pegada bem adolescente, por isso, não perdi muito tempo ali. De qualquer forma, fica mais essa dica.
Basílica Nuestra Señora del Pilar
Inaugurada em 1732, a Basílica Nuestra Señora del Pilar é a segunda igreja mais antiga da Argentina. Em 1942, foi declarada Monumento Histórico Nacional. Portanto, possui grande relevância histórica para o país.
Seu interior conserva majestosos retábulos, estatuaria e ornamentos originais, além de diversos elementos do estilo barroco. Tem um lindo altar de ouro e prata! Achei bem bonita. Ademais, é de graça. Portanto, recomendo a visita.
Museu Nacional de Belas Artes
Um lugar que amei conhecer foi o Museu Nacional de Belas Artes. O museu não só possui o maior acervo de arte argentina como também é considerado um dos mais importantes da América Latina.
Dentre as obras, estão diversos quadros de pintores renomados como Van Gogh, Monet e Rembrandt. Não dá nem pra acreditar que é uma atração gratuita. Ou seja, simplesmente imperdível!
Livraria El Ateneo
Por fim, não deixe de visitar a espetacular Livraria El Ateneo. Afinal, a livraria foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda mais importante do mundo.
Ela deu lugar ao antigo Teatro Gran Splendid, conservando toda a sua elegância e esplendor, onde cada detalhe arquitetônico é de encher os olhos. Mas o que mais chama atenção é a deslumbrante pintura no teto da cúpula.
No lugar do palco funciona uma cafeteria, então pode ser uma opção legal para tomar um café enquanto lê um bom livro.
Dia 3: La Boca e San Telmo
La Boca é um bairro multicultural que respira tango e futebol. Para mergulhar a fundo nesse lugar que tem a essência portenha, sugiro fazer o free tour por La Boca.
Caminito
Comece o dia pelo Caminito, um dos cartões-postais de Buenos Aires. As casinhas coloridas e a atmosfera animada faz com que este seja um dos lugares mais visitados da cidade.
No entanto, vale saber que o lugar nada mais é do que uma ruela de 150m de extensão. A parada principal é a loja da Cachafaz, onde todo turista quer tirar suas fotos. Além desta, tem outras lojinhas ao redor para visitar.
Há também uma boa oferta de restaurantes no Caminito. No entanto, por ser um lugar bastante turístico, não é dos mais baratos (ouvir dizer que nem tão bons assim também).
La Bombonera
Em uma curta caminhada, você chega no La Bombonera, casa do Boca Juniors. Já na parte externa do estádio, você verá diferentes murais com referências futebolísticas.
E se você é realmente fã de futebol, não deixe de visitar o Museu de La Pasión Boquense. Assim, poderá conhecer toda a história do clube, os ex-jogadores, a evolução do uniforme e a sala de troféus.
Inclusive, você pode agregar essa experiência indo até o museu do arqui-rival, ao norte da cidade, através do tour dos museus do Boca Juniors e do River Plate.
No momento, a visita ao interior do La Bombonera está suspensa porque o estádio está em obras.
Feira e Mercado de San Telmo
Uma ótima opção para combinar no mesmo dia do Caminito é o bairro San Telmo, especialmente para ter o que fazer em Buenos Aires no domingo.
Afinal, esse é o dia da Feira de San Telmo, que percorre várias quadras na Avenida Defensa, com inúmeras bancas ao ar livre de produtos artesanais e antiguidades.
Na esquina da rua Defensa com a rua Chile, você vai encontrar o famoso banquinho com a estátua da Mafalda. Fica exatamente em frente ao edifício onde morou o criador da personagem, o cartunista Quino.
Além disso, tem também o Mercado San Telmo que, diferente da feira, fica em local fechado, com cafés e restaurantes. É verdade que aos domingos fica bem lotada, então se quiser evitar tumulto, escolha outro dia para visitar o mercado.
Dia 4: Palermo
Palermo é certamente o lugar mais vibrante e charmoso de Buenos Aires. Já é uma delícia simplesmente caminhar por essa região, por causa de suas ruas arborizadas, grafites coloridos, parques verdes e ótimos restaurantes.
Assim como no centro, Recoleta e La Boca, você também pode fazer um free tour por Palermo para tirar maior proveito desse bairro incrível.
Arte urbana
Para apreciar os murais de grafite espalhados pelo bairro, não deixe de reparar nas próprias fachadas das casas, lojas e restaurantes. Sempre aparecerá uma pintura ou outra em cada rua.
Mas também existem ruelas que são completamente grafitadas como é o caso dos endereços Pasaje Russel e Pasaje Sta. Rosa.
Parques
Só de parques, há uma porção! Os mais lindos são os Bosques de Palermo, que inclui o Rosedal de Palermo, o qual conta com lago cheio de patinhos, pontes, pedalinhos e um belíssimo jardim de rosas.
Outros parques agradáveis para um passeio são o Ecoparque, o Jardim Botânico e o Jardim Japonês.
Museus
Se você gosta de museus e exposição, atrações como o Planetário Galileo Galilei, o Museu Evita e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires podem te interessar.
Bares e restaurantes
Por ser um bairro grande, Palermo é dividido em duas áreas: Palermo Hollywood, por causa das produtoras de rádio, cinema e televisão, e Palermo Soho, com bares badalados e diversas especialidades gastronômicas.
Ou seja, o bairro é agradável de turistar durante o dia, mas ideal sobretudo para quem procura ter o que fazer à noite em Buenos Aires.
Dia 5: Passeio pelo Delta do Tigre
Distante 30km de Buenos Aires, está a pequena cidade de Tigre. Tendo tempo suficiente, faça o passeio pelo delta do Tigre (formado pela junção dos rios Tigre, Luján e Sarmiento) para conhecer suas diversas ilhotas habitadas por palafitas a mansões.
É uma navegação tranquila de 1h30 para fugir do burburinho da capital e conectar-se com a natureza. Dá para entender melhor sobre a geografia local e o cotidiano dos moradores, que vivem isolados, sem acesso por terra, apenas fluvial.
Além desse tour, não deixe de conhecer o Puerto de Frutos, um mercado ao ar livre cheio de lojinhas de produtos locais e artesanatos. Outros atrativos famosos em Tigre são o Cassino Trilenium e o Parque de La Costa (parque de diversão).
Dia 6: Bate e volta em Colônia do Sacramento
Para um roteiro de 6 dias na cidade, você pode deixar o último dia para dar uma escapadinha de Buenos Aires e esticar até o Uruguai. Basta atravessar o Rio de La Plata e você estará em Colonia del Sacramento.
O trajeto de balsa demora cerca de 1h15. A cidade uruguaia fica mais perto da capital argentina do que de Montevidéo, por exemplo. Ou seja, o bate e volta para Colonia saindo de Buenos Aires é, de fato, o ideal.
Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, essa é uma cidadezinha colonial com ruas de pedra, fundada por portugueses. Por ser um passeio rápido, vale a pena fazer a excursão para Colônia do Sacramento.
Reserve sua hospedagem em Buenos Aires com antecedência e tenha mais chances de garantir o melhor preço.
O que fazer em Buenos Aires: lugares alternativos
Puerto Madero
Apesar de não ser um lugar tão alternativo assim (pelo contrário, é super turístico), Puerto Madero se encontra isolado dos demais bairros de Buenos Aires.
Seu acesso principal é feito pela icônica Puente de La Mujer, famosa ponte giratória exclusiva para pedestres e um dos cartões postais da cidade.
O bairro se destaca principalmente por ser um polo gastronômico, ter ótimas casas de tango e uma arquitetura moderna com arranha-céus. Também conta com atrações como a Reserva Ecológica, o maior espaço verde de Buenos Aires.
Bairro Chinês
O Bairro Chinês (ou Barrio Chino) é a Chinatown portenha em Belgrano. Inaugurado na década de 80 por famílias de imigrantes orientais, vindos principalmente de Taiwan, se tornou um point comercial com grande variedade de lojas e restaurantes orientais.
Aqui você encontra comidas típicas, objetos de decoração, lojas de mangá e animé (os populares desenhos japoneses), dentre outros artigos.
Além disso, uma das atrações locais é o Templo Chong Kuan, um dos primeiros templos budistas da cidade. Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas fica mais essa dica do que fazer em Buenos Aires, caso tenha tempo.
Villa Crespo
Bairro emergente em Buenos Aires, o Villa Crespo se caracteriza pela informalidade e discrição. Apesar de não ser tão popular no quesito turismo, não podemos dizer o mesmo das compras.
Afinal, é uma região com muitos outlets. Então se você adora renovar o guarda roupa, lá vai encontrar várias lojas de marcas famosas com ponta de estoque.
O que fazer em Buenos Aires: outras atividades
Confira a seguir outras opções de atividades que podem te interessar para você incluir no seu roteiro em Buenos Aires.
O que fazer em Buenos Aires de graça
É mais fácil perguntar o que precisa pagar para visitar em Buenos Aires. Afinal, a maioria das atrações são de fato gratuitas.
Para você ter ideia, recapitulando tudo o que foi mencionado aqui, confira a lista de atrativos que você pode conhecer sem precisar gastar um tostão:
- Praças, avenidas e bairros
- Casa Rosada
- Catedral Metropolitana de Buenos Aires
- Galerias Pacífico
- Obelisco
- Floralis Generica
- Centro Cultural da Recoleta
- Basílica Nuestra Señora del Pilar
- Museu Nacional de Belas Artes
- Livraria El Ateneo
- Caminito
- Feira de San Telmo
- Mercado San Telmo
O que fazer em Buenos Aires à noite
Assim como há várias coisas para fazer durante o dia, a noite na capital argentina não poderia ser diferente. Segue algumas sugestões para você acrescentar no roteiro de Buenos Aires para aproveitar a vida noturna portenha da melhor forma.
- Assistir a um show de tango com jantar exclusivo
- Conhecer uma milonga para dançar tango
- Ir a algum teatro da Avenida Corrientes
- Ver um espetáculo no Teatro Cólon
- Jantar em Puerto Madero com vista para a Puente de La Mujer iluminada
- Curtir os bares e baladas de Palermo Soho e Hollywood
- Fazer um tour pelos bares escondidos de Buenos Aires
Planeje sua viagem para Buenos Aires
Seguro Viagem
Não deixe de contratar um bom seguro viagem para a Argentina! Apesar de não ser item obrigatório para entrada no país, é sempre recomendado estar assegurado contra possíveis imprevistos durante a viagem.
Leitores do Rotina Viajante tem um desconto de até 10% com a Seguros Promo usando o código ROTINAVIAJANTE5, então não perca essa oportunidade!
Chip Internacional
Contratar um chip não é das tarefas mais fáceis em Buenos Aires. Isso porque, muitas vezes, é preciso registrar o número num endereço fixo de lá. Ou seja, um processo um tanto quanto burocrático e que pode tomar tempo.
Sendo assim, o melhor caminho é já viajar de casa conectado. Eu utilizei o chip internacional do OMeuChip, que vem com internet 4G ilimitada, desbloqueada e pronta para ser usada!
Foi muito prático e funcionou perfeitamente! Aproveite 15% OFF no seu chip utilizando o cupom ROTINAVIAJANTE.
Cartão de débito internacional
A maneira mais econômica para levar dinheiro para a Argentina é através da Western Union, por causa da conversão que utiliza o câmbio paralelo (também conhecido por dólar blue).
No entanto, a WU tem muitas vezes a inconveniência de enfrentar filas grandes e não ter dinheiro disponível para retirada. Nesse caso, a melhor opção é utilizar o cartão da Wise.
A principal vantagem do cartão é utilizar o dólar MEP para fazer o câmbio, que vale próximo ao dólar blue. Além disso, ter a praticidade de pagar no débito, economizando tempo em fila e evitando estresse de não conseguir sacar seus pesos.
2 Comentários
Gostei muito de suas dicas, estava meio perdida no roteiro, porque vamos por conta própria, eu minha família, no inicio de Abril. Também gostaria de dicas como ir para montevidéu, num bate e volta se possível,
Oi Suzy! Que bom ter te ajudado :)
Você pode atravessar de ferry até Colonia del Sacramento e de lá pegar um ônibus para Montevideo. Mas veja se realmente compensa um bate e volta, já que após desembarcar em Colônia, são pelo menos mais 2h de viagem até chegar em Montevideo.