Se você ainda não sabe o que fazer em Madrid, então esse post é para você. Com toda a sua história, arte e cultura, é fácil se apaixonar pela capital espanhola que, aliás, é uma das maiores da Europa.
Portanto, espere bater muita perna e ter muitas atrações para visitar. Além disso, o que não vai faltar também são oportunidades de provar da culinária típica local.
Sendo assim, para garantir que você aproveite ao máximo sua viagem à Espanha, eu selecionei as 15 melhores dicas com os principais pontos turísticos de Madrid.
Portanto, confira a seguir todas as dicas sobre o que fazer na cidade e informações úteis que vão ajudar no seu planejamento.
O que fazer em Madrid: Informações gerais
Quantos dias ficar
Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, recomendo ao menos 3 dias completos. Mas há o que fazer em Madrid em mais dias também, a depender de quantas atividades você pretende incluir no seu roteiro.
Afinal, existem atrações e passeios bate e volta que valem a pena dedicar um dia inteiro só para eles. Por isso, sugiro ler o artigo até o final para escolher qual será a sua programação e definir bem quantos dias você deseja passar em Madrid.
Onde ficar em Madrid
Há inúmeras opções de hospedagem na capital espanhola, talvez por isso você fique perdido na hora de escolher a sua. Sendo assim, para que você tire o melhor proveito da viagem, é essencial estar bem hospedado.
Portanto, se você ainda não definiu onde ficar em Madrid, confira a seguir a seleção que eu fiz com as melhores acomodações nos principais bairros da cidade. Sem dúvidas, as dicas vão te ajudar nessa decisão.
Centro/Sol
- Pestana Plaza Mayor Madrid ($$$)
- Hotel Regina ($$)
- Hotel Moderno Puerta del Sol ($)
- 7 Islas Hotel ($$)
Gran Vía
Bairro de Las Letras/Atocha
Ainda não ficou satisfeito? Então veja todas as opções de hospedagem em Madrid.
O que fazer em Madrid, Espanha
Antes de mais nada, destaquei todos os pontos turísticos no mapa do centro histórico de Madrid. Assim, fica mais fácil visualizar as atrações de Madrid e planejar o roteiro da sua viagem.
Agora vamos ao que interessa! Confira a lista a seguir com 15 dicas do que fazer na sua viagem à Madrid.
1- Passear na Gran Vía

A Gran Vía é um dos cartões postais de Madrid
Começando pela “Broadway madrilenha”, a Gran Vía é a avenida mais conhecida de Madrid e principal atração da cidade.
Isso porque é um importante centro comercial e turístico, cheio de edifícios históricos, teatros, restaurantes e lojas de todos os tipos. São cerca de 1,5 km de intenso movimento desde a Rua de Alcalá até a Plaza de España.
Caminhar na Gran Vía é programa obrigatório na lista de ‘O que fazer em Madrid’, pois é a chance de viver um pouco da essência da capital espanhola e do povo madrilenho.
A arquitetura dos prédios é incrível, com destaque para o Edifício Metrópolis, e as vitrines das lojas vão te distrair facilmente.
Além disso, você pode aproveitar para fazer umas comprinhas ou quem sabe assistir a um espetáculo em um dos teatros espalhados na avenida.
2- Conhecer a Puerta del Sol

Estátua “O Urso e o Medronheiro”
A Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid, com vários monumentos importantes. O principal deles é a estátua “O Urso e o Medronheiro”, que virou um símbolo da cidade.
Outro monumento famoso é o relógio da Real Casa dos Correios datada do século XVIII. Ele faz a contagem regressiva até o último dia do ano, quando as pessoas se reúnem num tradicional evento de comer uvas da sorte para celebrar o ano novo.
É nesta praça onde se encontra também o quilômetro zero, isto é, a origem das estradas radiais da Espanha. Se quiser conhecer melhor a história dessa praça, sugiro fazer um free tour por Madrid.
3- Conhecer a Plaza Mayor

Estátua do rei Felipe III na Plaza Mayor
A Plaza Mayor é uma das praças mais lindas da cidade, pois está rodeada de construções históricas grandiosas e pórticos imperiais. Por isso, também faz parte do roteiro do tour guiado da cidade que, aliás, é gratuito.
Situada no coração de Madrid, foi um importante centro comercial antigamente e palco de vários encontros e comemorações. Além disso, já sobreviveu a 3 incêndios e passou por várias reformas ao longo da história.
No meio da praça você vai encontrar a estátua do Felipe III, antigo rei da Espanha, Portugal e Algarves. Por fim, ao redor dela você vai encontrar lojas, cafés e restaurantes, com destaque para a Casa da Padaria (“Casa de La Panadería”) que já foi considerada a padaria mais importante de Madrid.
4- Fazer um tour guiado pelo Palácio Real de Madrid

Vale a pena visitar o Palácio Real de Madrid para conhecer melhor a história da cidade
No centro histórico de Madrid, mais precisamente na Plaza de la Armería, temos o belíssimo Palácio Real de Madrid, considerado o maior palácio da Europa com 4318 quartos.
Apesar de ser a residência oficial do rei da Espanha, ele não mora aqui e o local é usado apenas para eventos.
O palácio já é incrivelmente bonito e imponente por fora, mas o seu interior consegue surpreender. Isso porque você vai poder conferir as exuberantes pinturas nos tetos, tapeçarias dos mais diversos tipos, lustres maravilhosos e obras de arte famosas como as de Velásquez e Goya.
São tantos detalhes presentes em cada sala que eu sugiro fortemente fazer um tour guiado do Palácio Real para poder compreender as histórias da realeza espanhola. Dessa forma, você aproveita melhor a visita porque aprende bem mais do que conhecendo sozinho.
Adquira o seu ingresso fura-fila para o Palácio Real de Madrid.
5- Visitar o Mercado de San Miguel

Foto: Facebook do Mercado de San Miguel
Uma dica imperdível do que fazer em Madrid é ir ao Mercado de San Miguel. O local mistura o velho e o novo num só ambiente já que mantém conservada sua antiga estrutura de ferro de 1906 envolta por modernas fachadas de vidro.
Apesar de ser considerado um mercado gourmet, existem opções para todos os gostos e bolsos.
Você pode aproveitar para petiscar umas tapas (leia a dica nº 12 para saber como fazer um tour de tapas) acompanhadas de uma cerveja artesanal ou tomar um vinho enquanto ouve o falatório do ambiente. Excelente programação para incluir no seu roteiro.
6- Sentar num bar da Plaza de Santa Ana

A Plaza Santa Ana é um reduto boêmio em Madrid (foto: www.edicioneslalibreria.es)
Se estiver procurando um lugar descontraído para passar o tempo, a Plaza de Santa Ana no Bairro das Letras é uma ótima escolha. Além de ser uma praça muito bonita, é um dos pontos turísticos mais movimentados de Madrid, que mostra o lado boêmio da cidade.
Lá você encontra vários bares e restaurantes com mesas ao ar livre onde pode almoçar, jantar, ou só petiscar tomando uma boa cerveja. Por isso, escolha uma mesa e faça seu pedido enquanto aprecia o intenso vai-e-vem da praça.
7- Visitar o Palácio de Cibeles (e mirante)

O Palácio de Cibeles já foi chamado de Palácio de Nossa Senhora das Comunicações por causa de sua semelhança com uma catedral, mas hoje é conhecido como CentroCentro
O Palácio de Cibeles é um belíssimo edifício de 1919 projetado pelo arquiteto Antonio Palacios e localizado na Plaza de Cibeles. O edifício funciona hoje como a sede da Prefeitura de Madrid, mas já foi um dia conhecido como Palácio das Comunicações e abrigava os correios.

Vista do mirante no alto do Palácio de Cibeles com a fonte de Cibeles no meio da praça
No topo do Palácio tem um mirante com uma belíssima vista da cidade e custa apenas 2 euros para visitar. Além disso, em frente ao prédio está a fonte de Cibeles, representando a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões.
Aproveite para conhecer os outros prédios históricos nos arredores da praça como o Museu Naval e o Banco da Espanha.
8- Atravessar a Puerta de Alcalá
Seguindo pela rua de Alcalá, você vai vai chegar na Plaza de la Independenzia onde fica a Puerta de Alcalá, logo na saída dos Jardins do Parque do Retiro.
O monumento foi construído em 1778 pelo rei Carlos III com o intuito de ser uma das 5 portas de entrada em Madrid. Portanto, lembre de tirar uma foto quando passar por aqui.
9- Caminhar no Parque del Retiro

Uma ótima atividade para fazer no Parque do Retiro é andar de pedalinho no lago, especialmente no verão europeu
Está aí uma atividade que certamente não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Madrid. Afinal, o Parque del Retiro é um dos lugares mais bonitos da cidade.
Esse é um dos pontos turísticos mais famosos de Madrid, porém é também muito frequentado pelos moradores. Então separe pelo menos uma manhã no seu roteiro só para este passeio.
Garanto que vale a pena, pois o parque é bem grande, com muita área verde, jardins exuberantes e um lindo lago artificial com pedalinhos.
Além disso, você pode visitar gratuitamente o charmoso Palácio de Cristal, que é atualmente anexo do Museu Reina Sofia e, por isso, recebe exposições eventualmente. Então leve o tempo que quiser e contemple o passeio sem pressa.
10- Ver a Guernica de Picasso no Reina Sofía

Museu Reina Sofía (Imagem: Wikipedia)
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um antigo hospital do século XVIII e atualmente um dos mais importantes museus de arte moderna da Espanha.
Isso porque abriga mais de 22 mil obras importantes, dentre elas está a Guernica de Pablo Picasso. Junto com Museu do Prado e o Thyssen-Bornemisza, formam o Triângulo Dourado das Artes em Madrid.
Se estiver na dúvida de qual museu visitar em Madrid, o Reina Sofía seria a primeira opção. Mas tendo tempo de visitar todos, os outros dois também são muito interessantes.
11- Experimentar a paella

Para comer uma boa paella, passe longe de lugares com cartazes do prato na porta pois há grande chance de ser furada
Não dá para ir até Madrid e não experimentar a culinária mais típica da Espanha né? Para quem não sabe, paella é um prato da gastronomia espanhola à base de arroz, legumes e frango, mas tem suas variações com frutos do mar.
Apesar de ser originário da região de Valência, é possível encontrar vários restaurantes no centro de Madrid que servem o prato. Mas cuidado ao escolher onde vai comer, porque muitos lugares dizem vender paella quando na verdade é um prato congelado.
Portanto, para não levar gato por lebre, desconfie de preços abaixo de 15 euros, pois esse é o valor mínimo de uma verdadeira paella.
Uma ótima sugestão para experimentar paellas de qualidade é o La Barraca na Rua Reina, próximo à Gran Vía. Você pode fazer a reserva de mesa no site do restaurante.
Não deixe de contratar um seguro viagem para te salvar de imprevistos como dores de estômago e problemas de infecção intestinal.
12- Fazer um tour de tapas

As tapas podem ser das mais simples, como presunto e batatas chips, às mais bem preparadas, como tortillas ou sanduíches
Pensou em culinária típica da Espanha, pensou em tapas. Estas iguarias nada mais são do que aperitivos variados servidos em bares e restaurantes, como croquetes, sanduíches e tortillas.
As tapas hoje em dia estão muito presentes em momentos de socialização, como em um happy hour ou reunião de amigos, mas sua origem vem desde a época da Guerra Civil Espanhola.
Durante o tour de tapas, você não só desfruta das degustações nos bares mais inusitados, como também aprende histórias muito interessantes sobre esses tradicionais pratos espanhóis.
13- Provar o churros com chocolate da Chocolateria San Ginés

Os churros na San Ginés são servidos em porções acompanhadas de uma xícara de chocolate quente
Certamente, uma das melhores coisas para fazer em Madrid é provar os famosos churros madrilenhos. E a churreria mais antiga e tradicional da cidade é a Chocolateria San Ginés, em funcionamento desde 1894.
Diferente do churros que comemos no Brasil, este não é recheado, mas em compensação vem acompanhado de chocolate quente. Muito bom! Provei e recomendo!
14- Assistir um show de flamenco

O flamenco faz parte da cultura espanhola e envolve música, canto e dança
Com certeza, uma das atrações clássicas em Madrid é o show de flamenco. A dança que tem origem em Andaluzia no século XVIII, possui forte influência dos povos ciganos.
É um ritmo elegante, sensual e prazeroso de assistir. A dança é tão marcante no país que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Aliás, Madrid possui os melhores espetáculos de flamenco, não é à toa que são bem concorridos. Por isso, sugiro que reserve o seu show com antecedência para não ficar de fora e perder essa experiência única em Madrid.
15- Se divertir no Parque da Warner

O Parque Warner Madrid é diversão garantida, seja numa viagem em amigos ou em família
Se você está procurando coisas diferentes para fazer em Madrid, que tal conhecer o Parque Warner Madrid? Como o parque é temático, tudo remete a cenários de filmes e desenhos da Warner e as atrações são bem divertidas.
Existem brinquedos de todos os níveis, dos mais leves aos mais intensos. Portanto, é um agradável passeio para grupos de amigos e famílias.
Eu conheci o parque com dois amigos e nós adoramos! É claro que não dá para comparar com um parque da Disney, mas caso esteja se perguntando se vale a pena a visita, eu certamente recomendo.
O parque fica em San Martín de la Vega, a 23km de Madrid. Para chegar lá, basta ir até a estação Pinto (linha C-3) e de lá, pegar o ônibus 413 do La Veloz, que vai te deixar na entrada do Parque Warner.
Garanta já o seu ingresso do Parque Warner! O cancelamento é gratuito até 3 dias antes da atividade.
O que fazer em Madrid no domingo

O mercado El Rastro atrais milhares de pessoas e percorre várias ruas do bairro La Latina
Existe uma programação especial em Madrid que funciona unicamente no domingo: a famosa El Rastro.
Essa é a maior feira ao ar livre de Madrid com mais de 1000 vendedores e você encontra de tudo por lá, desde roupas e sapatos até disco de vinil.
O mercado funciona das 9h às 15h próximo da Plaza de Cascorro no bairro La Latina. Aliás, esse é um bairro bem boêmio e muito animado no domingo.
É um excelente lugar para passear a pé e apreciar suas ruas medievais. Melhor ainda encerrar o dia com tapas y cañas em um das diversas terrazas espalhadas por lá. Portanto, se tiver procurando o que fazer em Madrid no domingo, já anota essas dicas!
O que fazer em Madrid com chuva

Os montaditos são praticamente uma atração em Madrid e caem bem com uma caneca de chopp
Você pode encaixar nos dias chuvosos várias das atrações já citadas aqui, como o Palácio Real de Madrid, Mercado San Miguél, a Chocolateria San Gines e o show de flamenco, já que são todos lugares fechados.
Uma ótima alternativa também é assistir a alguma peça teatral famosa como o Rei Leão em um dos teatros na Gran Vía.
Outro opção para ter o que fazer em Madrid com chuva é conhecer a Cervecería 100 Montaditos, uma rede presente em várias cidades da Espanha e com um preço super acessível.
Lá você encontra diversas porções, montaditos, que são sanduíches variados, e canecas de chopp e de tinto de verano. Com apenas 2 euros, já é possível pedir uma bebida.
O que fazer em Madrid no inverno
Essa é uma temporada na Espanha para aproveitar as festividades natalinas. As luzes de Natal é uma delas e você pode apreciar a decoração natalina com o ônibus Naviluz, que faz um percurso de 50 min especialmente com esse intuito.
Outra atração que você só encontra nessa estação do ano é o Mercadillo Navideño. Esse é um mercado de Natal que acontece a céu aberto na Plaza Mayor, nos meses de Novembro e Dezembro.
Quem quer fugir do frio, pode optar por atrações como museus, ou atividades como shows, que acontecem em ambientes fechados. Ou talvez, uma programação culinária para comer bem enquanto aprecia um bom vinho para esquentar.
Segue abaixo algumas sugestões que você pode incluir na sua lista com o que fazer em Madrid no inverno.
O que fazer em Madrid e arredores
A capital espanhola está rodeada de belas cidades. Por isso, se tiver tempo suficiente, vale super a pena investir alguns dias para explorar os arredores de Madrid.
Para exemplificar, é possível fazer bate e volta para lugares como Toledo, Ávila, Segóvia e Salamanca. Sendo assim, confira abaixo algumas opções de passeios para incluir no seu roteiro em Madrid.
Planeje sua viagem para a Espanha
Seguro Viagem
Você sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Espanha? Não deixe de contratar um bom seguro para garantir a sua entrada na Europa! Leitores do Rotina Viajante tem um desconto de 5% com a Seguros Promo usando o código ROTINAVIAJANTE5, então já aproveita essa oportunidade!
Chip Internacional
Se você não quer ficar desconectado durante a sua viagem e nem gastar uma fortuna pagando roaming internacional da sua operadora, então sem dúvidas a melhor opção é viajar com um chip internacional. Assim, é possível usar internet à vontade já que os dados são ilimitados!
Dessa maneira, você pode buscar informações a qualquer momento, pedir um transporte por aplicativo e usar as suas redes sociais sem preocupação. Escolha aqui o seu plano.
Cartão de débito internacional
Quer levar o seu dinheiro com segurança para o exterior? A melhor forma de fazer isso é com o cartão da Wise. Afinal, é o cartão internacional multimoeda mais utilizado em toda a Europa, oferecendo as menores taxas do mercado.
Abra já a sua conta gratuita na Wise, transfira o seu dinheiro e receba em casa o seu cartão internacional sem custos.
Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser:
E aí, o que achou das dicas sobre o que fazer em Madrid? Deixa nos comentários!