Conhecida como a terra do sol e do vinho, Mendoza atrai todo tipo de turista, desde os mais aventureiros até os que buscam uma viagem romântica.
Com uma cultura local vibrante, é uma excelente opção para fugir do óbvio e conhecer a Argentina além de Buenos Aires. A cidade não se resume às famosas regiões viníferas, também tem paisagens deslumbrantes, atividades radicais e uma rica gastronomia.
Portanto, há muito o que fazer em Mendoza. Então, confira a seguir um guia completo da cidade com as 9 principais atrações para incluir no seu roteiro.
O que fazer em Mendoza: Informações Gerais
Quando ir à Mendoza
Caracterizada por longos dias de sol, Mendoza é um destino que pode ser visitado durante o ano todo. Sendo assim, cada época vai ter suas vantagens. Então, é preciso entender suas preferências antes de escolher quando ir para lá.
Por exemplo, durante o verão, entre Dezembro e Março, as temperaturas podem ultrapassar os 25ºC. Apesar do clima seco da cidade, é possível que haja dias de chuva. Mas costumam ser passageiras, então nada que atrapalhe a viagem.
Por isso, essa é a melhor época para quem quer praticar atividades na natureza, como rafting, arvorismo e parapente.
Quem quer curtir dias de sol mas com aquele friozinho gostoso, recomendo ir na meia-estação, pois é quando as temperaturas estão mais agradáveis. Ou seja, durantes os meses de Abril, Maio, Outubro e Novembro.
Esse é o período perfeito para fazer enoturismo e day tours. Isso porque é durante a primavera e o outono que as vinícolas estão à tona e as paisagens de Mendoza no auge de sua beleza.
Já para pegar neve em Mendoza, a melhor época é de Junho a Agosto. Assim, você aproveita tanto os passeios em que você consegue avistar neve, quanto ir a estações de esqui para fazer snowboard.
Quantos dias ficar?
O ideal para fazer as principais atividades de Mendoza são 3 dias. Mas se você tiver mais tempo disponível, recomendo até 5 dias para aproveitar mais passeios que a cidade oferece.
Onde ficar em Mendoza
Se você ainda não sabe onde ficar em Mendoza, eu selecionei as melhores acomodações na cidade para diferentes gostos e bolsos. Confira algumas sugestões a seguir.
- DiplomaticHotel ($$$): Com excelente localização nas proximidades das praças Independencia e Itália, o hotel possui serviços de alto padrão, acomodações luxuosas e um espetacular banquete de café da manhã.
- Villaggio Hotel Boutique ($$): O hotel fica bem centralizado, oferecendo bastante conforto, além de sauna e piscina. Mas o ponto alto é a equipe atenciosa e prestativa.
- Hotel Nutibara ($$): Situado a apenas uma quadra da Praça Independencia, o hotel conta com suítes aconchegantes, piscina ao ar livre, lobby com bar e sinuca. Além disso, tem café da manhã incluso na diária.
- Abril Hotel Boutique ($): Apesar de simples, o hotel possui ótimo custo-benefício em Mendoza, pois fica perto de comércios e praças, tem quartos confortáveis e atendimento bem avaliado.
Confira todas as opções de hospedagem em Mendoza
O que fazer em Mendoza: 9 atividades imperdíveis
1 – Caminhar pelo centro de Mendoza
Mendoza é uma cidade super charmosa e interessante. Por isso, caminhar por ela é imprescindível para se sentir conectado à sua incrível energia.
Você pode, inclusive, contratar um Tour em Mendoza. Assim, você conhece a história e descobre várias curiosidades legais sobre a cidade.
Praças
Há várias praças bonitas para visitar no centro. A começar pela Plaza Independencia, o coração da cidade. Além de ser a maior, é também a mais frequentada pelos moradores. Ou seja, point dos mendocinos.
Aqui você encontra fontes luminosas, feira de artesanato, palco para apresentações, além do Teatro Municipal e o Museu de Arte Moderna ao redor. Vez ou outra, há um evento rolando nela, como aconteceu quando eu estava lá.
No seu entorno, distando dois quarteirões a partir de cada ponta, estão as demais e menores praças:
- Plaza San Martín, onde há o monumento do General San Martín, herói nacional;
- Plaza Chile, com jardins e uma estátua que simboliza a amizade entre Argentina e Chile;
- Plaza Itália, inspirada nos jardins e na literatura italiana;
- Plaza España, que foi a que mais encantou por causa de seus lindos azulejos coloridos.
Paseo Peatonal Sarmiento
Exclusivo para pedestres, o Paseo Sarmiento é um calçadão de três quadras que liga a Avenida San Martín à Plaza Independencia. Toda sua extensão é arborizada, decorada e charmosa, especialmente à noite, quando está iluminada.
Essa é uma das vias mais movimentadas, uma vez que reúne os mais diversos bares, restaurantes, comércios e lojas, os quais funcionam praticamente o dia inteiro. Então, é um passeio que certamente deve estar no seu roteiro em Mendoza.
Parque General San Martín
Com 307 hectares de área verde, o Parque General San Martín é parque mais antigo de Mendoza e um dos maiores e mais importantes parques da Argentina.
Ele foi construído com o intuito de conter os efeitos do clima desértico da cidade. Sendo assim, sua extensa vegetação foi usada como critério de qualidade de vida, já que o florestamento permitiu a justa umidificação do ambiente.
Seu paisagismo teve inspiração nos jardins e parques europeus, com esculturas, fontes, lagos e roseiras. Mas o destaque são seus elegantes portões de entrada dourados.
No limite oeste do parque, está a imponente Cordilheira dos Andes. Já dentro, você encontra o Estádio Malvinas Argentinas e a Universidade Nacional de Cuyo. Ou seja, atração obrigatória na sua lista do que fazer em Mendoza.
Mercado Central
O Mercado Central é um daqueles lugares para conhecer os hábitos mendocinos. É um local tanto para sentir aromas frescos quanto provar iguarias locais.
Como todo bom mercado de centro de cidade, aqui é possível encontrar de tudo, como verduras, frutas secas, temperos, embutidos, doces, queijos e vinhos.
2 – Visitar as vinícolas
Famosa por seus Malbecs, é impossível ir a Mendoza sem conhecer uma “bodega”, como são chamadas as vinícolas por lá. E não são poucas viu! Existem milhares em atividade, sendo mais de 100 delas abertas para visitação.
As principais regiões para o enoturismo são Maipú, Vale do Uco e Luján de Cuyo. Talvez você se pergunte qual desses é o melhor lugar. A verdade é que, estando em Mendoza, qualquer decisão é lucro.
Afinal, você estará na capital do vinho, e o que não faltam por lá são bons vinhos para provar. Mas sugiro o review do blog Lets Fly Away para para quem quiser conhecer as melhores vinícolas de Mendoza.
Se estiver viajando de carro, vá fazendo paradas no caminho nas vinícolas que mais te agradar. Caso contrário, a opção mais inteligente e confortável é contratar um tour pelas adegas com degustação de vinhos.
A vantagem é que o passeio já escolhe algumas das vinícolas mais renomadas. Assim, você vai poder conhecer um pouco da produção de cada adega e, no fim, provar diferentes vinhos da casa.
3 – Fazer um Wine Bike Tour
Você acabou de ver qual é a escolha mais tradicional para visitar as vinícolas de Mendoza. Mas sabia que também dá para fazer esse tour por conta própria de bicicleta? É isso mesmo!
Se assim como eu, você também adora ter flexibilidade durante a viagem, o Bike Tour nas adegas de Maipú pode ser a escolha ideal! Alugar uma bicicleta te permite percorrer os vinhedos no seu ritmo e ainda apreciar a paisagem no caminho.
Ao alugar a bike, você ganha um mapinha com todas as informações sobre quais vinícolas visitar, os horários de funcionamento e valores das degustações. Há ciclovia em todo o percurso e o trânsito é bem tranquilo.
Tá aí uma forma de curtir sua viagem em Mendoza de um jeito diferente e gostoso. Inclusive, para quem está viajando sozinha, como foi meu caso, é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas e ter com quem brindar. Recomendo!
4 – Fazer uma degustação de azeite
Nem só de vinho vive Mendoza. A cidade também é conhecida pela produção de azeites de oliva de excelente qualidade. Por isso, a visita a uma olivícola deve estar no seu roteiro de Mendoza. Pode ser feita no mesmo dia dos vinhedos.
Então, caso esteja dirigindo, não deixe de parar em uma. Assim, você pode aprender sobre o processo de produção de azeites e realizar uma degustação, que pode incluir azeite de oliva e balsâmico.
Essa foi também uma das minhas escolhas durante o tour de bike e eu adorei! No caso da excursão pelas adegas, essa parada normalmente já faz parte do roteiro. De qualquer forma, confirme o itinerário com a agência para ter certeza.
Roteiro de 6 dias em Buenos Aires
5 – Passeio da Alta Montanha (Aconcágua)
O Passeio da Alta Montanha é um dos mais cobiçados de quem procura o que fazer em Mendoza. Afinal, é o que te leva para conhecer o Aconcágua, a montanha mais alta da Cordilheira dos Andes.
Não só isso como também inclui paradas pelo caminho em lugares exuberantes. A primeiro delas é na represa de Potrerillos, um lago artificial criado para controlar a água do rio Mendoza.
Em seguida, você vai conhecer a Puente Picheuta, construção histórica sobre o rio Picheuta que já foi passagem do Exército Libertador na época da independência argentina.
O tour também para na intrigante Puente del Inca. Essa é uma ponte natural sobre o rio Cuevas, cujas águas são termais e com propriedades curativas, ao menos era o que acreditavam os incas que por ali passavam.
Por fim, você chega no Parque Provincial Aconcágua, O parque normalmente abre de Novembro a Abril, então não cheguei até lá, porque viajei em Maio.
De qualquer forma, é possível avistar os picos nevados dos Andes durante boa parte do trajeto na estrada. Ou seja, é uma atração simplesmente imperdível no seu roteiro em Mendoza.
6 – Termas de Cacheuta
Situadas no vale de Cacheuta, as Termas de Cacheuta são um complexo de águas termais e piscinas com diferentes temperaturas para ter uma experiência relaxante.
O parque possui uma incrível estrutura com hotel, restaurante, spa e áreas de lazer, com parques aquáticos, tobogãs e piscinas infantis. Ou seja, uma ótima opção para famílias que buscam o que fazer em Mendoza com criança.
Além disso, oferece diversas atividades na natureza, como rapel, tirolesa, cavalgada e trekking. Tudo isso com um visual incrível das paisagens montanhosas dos Andes.
7 – Rafting e Arvorismo na Cordilheira dos Andes
Se está buscando o que fazer em Mendoza no verão, um turismo de natureza como rafting e arvorismo nos Andes é uma excelente ideia. São 12km de corredeiras e 4 seções de arvorismo sobre o rio Mendoza.
Seja você aventureiro ou não, sem dúvidas essa deve ser um experiência única. Afinal, já imaginou sentir toda essa adrenalina enquanto aprecia as vistas deslumbrantes da região?
8 – Cânion do Atuel e San Rafael
Embora distantes de Mendoza, o Cânion do Atuel e San Rafael com certeza valem a visita. Afinal, só a estrada até lá já compensa, pois é cercada de paisagens deslumbrantes com formações rochosas únicas.
Mas você ainda vai conhecer a cidade de San Rafael, o Reservatório de Valle Grande e, enfim, o Cânion do Atuel. Esse último é um surpreendente acidente geológico formado há milhões de anos por ventos fortes e pelas águas do rio Atuel.
9 – Estação de esqui
Procurando o que fazer em Mendoza no inverno? Que tal esquiar na Cordilheira dos Andes? Como é temporada de neve em Mendoza, há estações de esqui nas redondezas da cidade que abrem as portas aos turistas.
Uma delas é o Las Leñas, que possui diversas pistas para todos os níveis, do iniciante ao avançado. No entanto, é preciso um bom planejamento, pois o local fica a cerca de 340km do centro de Mendoza.
E a forma mais rápida de chegar lá é pela Rota 40. Ou seja, o ideal é alugar um carro, se quiser flexibilidade. Mas não se esqueça de checar as condições da pista antes para evitar problemas com neve na estrada.
Além disso, se for esquiar, não deixe de fazer um seguro viagem com cobertura para esportes radicais. Essa medida vai te assegurar contra possíveis acidentes!
O que fazer em Mendoza à noite
A melhor coisa que você pode fazer em Mendoza à noite é comer. O que não falta na cidade são ótimos bares e restaurantes com uma gastronomia incrível.
Além disso, há lugares em que a vida noturna é bastante agitada, como por exemplo, o Paseo Peatonal Sarmiento e a Avenida Arístides Villanueva .
Em ambos os lugares, você certamente encontrará pratos de diferentes culinárias, além de cervejas artesanais e, claro, ótimos vinhos da região. Dois locais onde comi e recomendo são o Pizzaiolo e o Azufre.
Planeje sua viagem para Argentina
Seguro Viagem
Não deixe de contratar um bom seguro viagem para a Argentina! Apesar de não ser item obrigatório para entrada no país, é sempre recomendado estar assegurado contra possíveis imprevistos durante a viagem.
Leitores do Rotina Viajante tem um desconto de até 10% na Seguros Promo usando o código ROTINAVIAJANTE5, então não perca essa oportunidade!
Chip Internacional
A melhor opção para ter acesso à internet na Argentina é já viajar conectado. Por isso, eu utilizei OMeuChip, que vem com internet 4G ilimitada, desbloqueada e pronta para ser usada!
Foi muito prático e funcionou perfeitamente! Aproveite 15% OFF no seu chip internacional utilizando o cupom ROTINAVIAJANTE.
Cartão de débito internacional
A maneira mais econômica para levar dinheiro para a Argentina é através da Western Union, por causa da conversão que utiliza o câmbio paralelo (também conhecido por dólar blue).
No entanto, a WU tem muitas vezes a inconveniência de enfrentar filas grandes e não ter dinheiro disponível para retirada. Nesse caso, a melhor opção é utilizar o cartão da Wise.
A principal vantagem do cartão é utilizar o dólar MEP para fazer o câmbio, que vale próximo ao dólar blue. Além disso, ter a praticidade de pagar no débito, economizando tempo em fila e evitando estresse de não conseguir sacar seus pesos.