Escolher onde ficar em Buenos Aires não é uma tarefa tão fácil, especialmente para quem está indo pela primeira vez. Afinal, a capital argentina é bem grande e está repleta de hotéis por todos os lados.
A fim de garantir uma boa localização na cidade, é preciso entender onde ficam as atrações, comércios e restaurantes, e quais lugares são realmente seguros. Então não deixe de conferir o meu roteiro de 6 dias em Buenos Aires.
Mas agora explicarei quais são os 5 melhores bairros para se hospedar na capital portenha, incluindo os pontos turísticos mais próximos de cada bairro.
E para facilitar a sua decisão, selecionei uma lista com os 30 melhores hotéis de cada região, do mais sofisticado ao mais barato. Leia até o final para planejar uma excelente estadia em Buenos Aires.
Onde ficar em Buenos Aires: 5 melhores bairros
Antes de mais nada, entenda que Buenos Aires é uma cidade grande; Por isso, é dividida em inúmeras regiões. Então eu selecionei os 5 melhores bairros, com ótimas localizações, para viajantes se hospedarem. São eles:
- Microcentro
- Recoleta
- Palermo
- San Telmo
- Puerto Madero
Confira a seguir as características, vantagens e desvantagens de cada um para escolher o que melhor te atende.
Onde ficar em Buenos Aires: Microcentro (Montserrat)
O microcentro de Buenos Aires é o coração da cidade. Não é um bairro propriamente dito, mas uma região que reúne várias das principais atrações turísticas. É um centro comercial localizado principalmente no bairro de Montserrat.
A principal vantagem de se hospedar aqui é poder conhecer diversos pontos turísticos a pé. Além disso, tem acesso fácil ao transporte público e grande oferta de comércios e restaurantes para todos os gostos e bolsos.
No entanto, o que o centro tem de movimento durante o dia, pode ter de deserto à noite. Por isso, talvez não seja a melhor opção para quem prioriza curtir a vida noturna.
Além disso, tem a questão da segurança. Eu me hospedei em Montserrat e confesso que achei tranquilo. Porém, há quem diga que não é dos lugares mais confiáveis para caminhar despreocupado.
Em resumo, se você quer economizar tempo entre atrações e estar rodeado por edifícios e lugares históricos, é uma ótima região onde ficar em Buenos Aires.
Atrações próximas: Plaza do Congresso, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Obelisco, Teatro Cólon, Galerias Pacífico, Café Tortoni.
Dicas de hospedagem no centro
- Luxo: Quer agito e conforto ao mesmo tempo? Hotéis como o Tango de Mayo Hotel e o Esplendor by Wyndham oferecem o descanso ideal em meio ao burburinho da cidade com serviços de altíssima qualidade.
- Custo-benefício: Um dos hotéis é o Ibis Styles Florida, pois fica em plena Avenida Corrientes e oferece acomodações temáticas e confortáveis. Outra opção é o Up Viamonte Hotel, super aconchegante e próximo de atrações e estações de metrô.
- Em conta: O Rochester Hotel Concept é um hotel situado numa rua tranquila e tem acomodações no melhor estilo clean. Já o La Fresque Hotel ocupa um edifício histórico na Avenida de Maio, com decoração rústica e quartos super aconchegantes.
Onde ficar em Buenos Aires: Recoleta
Recoleta é a Paris latino-americana, ou seja, um bairro lindo e nobre em Buenos Aires. Hospedar-se aqui é experimentar a antiga residência das famílias ricas do final do século XIX que aqui moravam, em seus prédios de arquitetura francesa.
Essa é uma boa opção de onde ficar em Buenos Aires pela primeira vez, pois fica bem localizado entre o centro e Palermo. Além disso, é um bairro bastante turístico, já que também abriga diversos atrativos da cidade.
Sem contar que você estará bem servido de pontos de ônibus, estações de metrô e bons restaurantes. Tudo isso, entretanto, valoriza os preços das hospedagens. Apesar disso, é possível encontrar opções mais econômicas.
Atrações próximas: Plaza Francia, Floralis Generica, Cemitério da Recoleta, Centro Cultural Recoleta, Museu Nacional de Belas Artes, Livraria El Ateneo.
Dicas de hotéis na Recoleta
- Luxo: Quer imergir no requinte da Recoleta? Opções como o Palladio Hotel e o Melia Recoleta Plaza Hotel oferecem todo tipo de serviço incluso, no melhor padrão 5 estrelas.
- Custo-benefício: O ARC Recoleta Boutique Hotel & Spa e o Hotel Intersur Recoleta são a escolha certa para quem quer facilidades como piscina, jacuzzi, bar, academia, café da manhã incluso e ótima localização por um preço justo.
- Em conta: Para economizar com hospedagem na Recoleta, tem o Up Recoleta Hotel, que fica pertinho de várias atrações e do metrô, e a Casa Bevant com suas acomodações charmosas e confortáveis.
O que fazer em Buenos Aires: Roteiro de até 6 dias
Onde ficar em Buenos Aires: Palermo
Palermo é certamente um dos melhores lugares onde ficar em Buenos Aires. Isso porque é um bairro residencial charmoso, diversificado e super arborizado. Além disso, um dos mais seguros, ótimo para quem viaja em família e com criança.
Ele é dividido em duas áreas: Palermo Hollywood, famoso pelas produtoras de rádio, cinema e televisão, e Palermo Soho, pólo gastronômico e reduto boêmio. Tanto uma quanto a outra oferecem excelentes opções de hospedagem.
Se você adoraria se hospedar num local repleto de arte urbana, parques verdes e noite badalada, essa é uma ótima escolha. Mas se quer ficar bem centralizado, talvez não seja a melhor opção, pois Palermo já se distancia um pouco dos principais atrativos.
Atrações próximas: Bosques de Palermo, Parque Rosedal de Palermo, Ecoparque, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Planetário Galileo Galilei, o Museu Evita e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
Onde ficar em Buenos Aires: Hotéis em Palermo
- Luxo: Ambos muito bem situados em Palermo Soho, a CasaSur Palermo Hotel e o Palo Santo Hotel tem apartamentos lindos com design moderno e café da manhã incluso na diária.
- Custo-benefício: Tanto o The Glu Boutique Hotel quanto o Magnolia Hotel Boutique oferecem quartos amplos, super bem decorados, que proporcionam uma experiência diferenciada enquanto fazem você se sentir em casa.
- Em conta: Se não quer investir muito, mas ainda assim quer ficar próximo aos bares e ter serviços de qualidade, pode escolher entre o Feel Buenos Aires, com decoração mais moderna, ou o Sissi Haz Hotel, com estilo mais antigo clássico.
San Telmo
San Telmo é um lugar bastante histórico e cultural, com aquele “quê” de alternativo. Embora antigo, o bairro foi totalmente revitalizado e é hoje uma das regiões mais movimentadas da cidade.
No entanto, não se pode afirmar que é um dos mais seguros, especialmente à noite. Não quer dizer também que seja perigoso, apenas que, se comparado a outros bairros como Palermo e Recoleta, requer mais atenção ao andar na rua.
Além disso, fica longe das estações de metrô, o que te força a gastar mais com transporte. Por outro lado, a grande vantagem é que esse é o local mais barato para se hospedar em Buenos Aires, não é à toa uma das principais escolhas dos mochileiros.
Atrações próximas: Estátua da Mafalda, Feira de San Telmo, Mercado San Telmo, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires.
Hotéis em San Telmo
- Luxo: Quer ter luxo sem gastar um rim? O Anselmo Buenos Aires Curio Collection by Hilton é um hotel com belíssima arquitetura em frente à Plaza Dorrego, enquanto o Lemon Suites oferece o frescor de uma casa no campo em meio ao agito da cidade.
- Custo-benefício: Duas ótimas opções são o UPOINT San Telmo, hotel bem centralizado, na rua da estátua da Mafalda, e o Lina’s Tango Guesthouse, uma aconchegante casa de hóspedes com decorações criativas e vibrantes.
- Em conta: O Patios de San Telmo é sem dúvida um ótimo negócio, pois não é só barato, mas também uma excelente hospedagem. Já o Circus Hostel, embora seja um albergue, tem vários acomodações privativas incríveis.
Puerto Madero
Antiga zona portuária decadente, Puerto Madero é hoje o bairro mais dinâmico, moderno e luxuoso de Buenos Aires. Por isso, há uma oferta maior de hotéis e restaurantes caros.
É possível encontrar acomodações mais em conta também? Sim, mas de fato, esse é o lugar ideal para quem busca requinte e sofisticação.
Dependendo de onde se hospedar em Puerto Madero, você pode estar mais próximo do centro ou de San Telmo. Se já conhece a capital argentina, é uma boa. Mas talvez não seja a melhor recomendação para quem vai à Buenos Aires pela primeira vez.
Atrações próximas: Puente de La Mujer, Rio de La Plata, Reserva Ecológica Costanera Sur, Casa Rosada.
Hotéis em Puerto Madero
- Luxo: O Alvear Icon Hotel é um dos melhores hotéis de Buenos Aires, pois além de toda a pomposidade, tem uma vista da ponte de tirar o fôlego. De mesmo nível, tem o Faena Hotel, com uma arquitetura clássica singular.
- Custo-benefício: Nesse quesito, alguns dos hotéis mais procurados e bem avaliados da região são o Hilton Buenos Aires e o Hotel Madero.
- Em conta: Para o padrão de Puerto Madero, o Own Madero e o Madero Urbano Studios possuem uma infraestrutura completa e impecável, com preços super acessíveis.
Onde ficar em Buenos Aires: Resumo
Após entender sobre os melhores bairros onde ficar em Buenos Aires, veja a seguir um resumo com sugestões para diferentes perfis de viagem:
- Para economizar: Centro ou San Telmo
- Primeira vez/custo-benefício: Centro ou Recoleta
- Para luxo e conforto: Puerto Madero ou Recoleta
- Viagem solo/com amigos: Centro, San Telmo ou Palermo
- Em família/com crianças: Recoleta ou Palermo
Planeje sua viagem para Buenos Aires
Seguro Viagem
Não deixe de contratar um bom seguro viagem para a Argentina! Apesar de não ser item obrigatório para entrada no país, é sempre recomendado estar assegurado contra possíveis imprevistos durante a viagem.
Leitores do Rotina Viajante tem um desconto de até 10% com a Seguros Promo usando o código ROTINAVIAJANTE5, então não perca essa oportunidade!
Chip Internacional
Contratar um chip não é das tarefas mais fáceis em Buenos Aires. Isso porque, muitas vezes, é preciso registrar o número num endereço fixo de lá. Ou seja, um processo um tanto quanto burocrático e que pode tomar tempo.
Sendo assim, o melhor caminho é já viajar de casa conectado. Eu utilizei o chip internacional do OMeuChip, que vem com internet 4G ilimitada, desbloqueada e pronta para ser usada!
Foi muito prático e funcionou perfeitamente! Aproveite 15% OFF no seu chip utilizando o cupom ROTINAVIAJANTE.
Cartão de débito internacional
A melhor opção para levar dinheiro para a Argentina é através da Western Union, por causa da conversão que utiliza o câmbio paralelo (também conhecido por dólar blue).
No entanto, a WU tem muitas vezes a inconveniência de enfrentar filas grandes e não ter dinheiro disponível para retirada. Nesse caso, outra ótima opção é utilizar o cartão da Wise.
Apesar de não ter o mesmo câmbio, utiliza o dólar MEP que é bem próximo à cotação do dólar blue. Além disso, existe a praticidade de pagar no débito, economizando tempo e evitando estresse de não conseguir sacar seus pesos.