Está procurando o que fazer em Arequipa? Então chegou no lugar certo. Eu visitei a Cidade Branca do Peru, que é a segunda maior do país, e posso te afirmar que há muitas atrações incríveis.
A começar pela arquitetura autêntica da cidade que deu à ela esse apelido. Afinal, ela foi praticamente erguida sobre pedras de silhar, uma rocha de origem vulcânica de cor esbranquiçada.
Além disso, três vulcões imponentes posam ao redor da cidade: El Misti, Chachani e Pichu Pichu. Mas o mais respeitado pelos arequipeños é o vulcão Misti, um impressionante pico que ultrapassa os 5.000 metros de altitude.
Portanto, este é um destino que vale super a pena incluir na sua viagem ao Peru. Então confira a seguir o meu roteiro de 3 dias em Arequipa.
O que fazer em Arequipa: Informações gerais
Quantos dias ficar
Apesar de Arequipa não ter a mesma fama de Lima e Cusco, é uma cidade bastante turística. Muitas vezes, acaba sendo um lugar de passagem, mas a verdade é que 1 dia não é suficiente para conhecê-la bem.
Então, para visitar as principais atrações da região, recomendo ficar 3 dias. Essa foi a duração da minha estadia, muito embora eu teria ficado mais se soubesse que iria me apaixonar pela cidade.
Onde ficar em Arequipa
Saber onde ficar em Arequipa é crucial para conseguir aproveitar sua viagem da melhor forma. Portanto, confira a seguir a seleção de alguns dos melhores hotéis para se hospedar na cidade, do sofisticado ao econômico.
Katari Hotel Plaza de Armas
Situado de frente para a catedral, o Katari Hotel é sem dúvidas um dos melhores hotéis de Arequipa. Isso porque possui decoração lindíssima, cama super confortável e chuveiro ótimo.
No entanto, seu melhor atributo é o terraço do café da manhã, pois oferece uma vista espetacular da Praça de Armas.
Hotel Los Tambos Boutique
O Hotel Los Tambos Boutique é a escolha ideal para quem visa custo-benefício. Afinal, está bem localizado ao lado da Praça de Armas, com uma bela vista para a catedral.
Mas se destaca principalmente pelas acomodações limpas, confortáveis, espaçosas e aquecidas. Tudo isso com diárias a um preço justo incluindo café da manhã.
Las Torres de Ugarte
Situado bem atrás do Mosteiro Santa Catalina, o Las Torres de Ugarte combina decoração moderna e colonial em um ambiente familiar e tranquilo.
Suas paredes grossas permitem bastante silêncio e conforto nos quartos, os quais dispõem de cofre, secador de cabelo, armário com cabides e calefação.
Los Andes Bed & Breakfast
Quer uma hospedagem boa, barata e bem localizada em Arequipa? Então o Los Andes Bed & Breakfast é uma excelente opção, especialmente para quem viaja sozinha.
Isso porque dispõe de dormitórios amplos com cama e banheiro individuais. Mas também tem quartos privativos. O café da manhã é simples mas gostoso e, por fim, ótimo atendimento. Essa foi a minha escolha, por isso, recomendo.
Veja todas as opções de hospedagem em Arequipa e faça a sua reserva com antecedência.
O que fazer em Arequipa: roteiro de 3 dias
Dia 1: Centro Histórico de Arequipa
Comece o primeiro dia explorando o centro histórico de Arequipa e seus belos edifícios coloniais de silhar. O ponto de partida não pode ser outro senão a Plaza de Armas, pois fica no coração da cidade, além disso, tem uma vibe incrível.
Não deixe de visitar a Catedral de Arequipa, porque é simplesmente linda. Ali pertinho da praça fica o Museu Santuário Andino, imperdível para quem quer conhecer a famosa múmia Juanita, sacrificada nos Andes no século XVI.
Os Claustros da Companhia de Jesus são parada obrigatória. Fazem parte de um conjunto arquitetônico belíssimo que inclui a igreja dos jesuítas – marco da arquitetura barroca andina – mas que hoje é um espaço turístico com ótimos cafés, bares e restaurantes.
Outro ponto alto é o Monastério de Santa Catalina. É um mosteiro de freiras dominicanas, porém como se fosse uma cidade dentro da cidade, pois é cheia de ruas coloridas, casinhas e um clima tranquilo.
Pague suas compras internacionais com o cartão da Wise que oferece as melhores taxas de câmbio do mercado.
Por fim, não se esqueça de passear pelo Mercado San Camilo. Afinal, é o melhor lugar pra provar uma comida local barata e sentir a energia do cotidiano arequipeño. Não deixe de experimentar o típico helado de queso da Doña Rosa.
Outra atração que adorei conhecer foi o Mundo Alpaca. Você entende tudo sobre os tecidos de alpaca e vicunha – as fibras mais caras do mundo – da tecelagem e tingimento à comercialização dos produtos, e ainda pode interagir os animais. Além de tudo, é gratuito!
Por fim, uma voltinha pelas ruas históricas de Arequipa é sempre uma boa ideia pra absorver a atmosfera da cidade.
A maneira mais proveitosa de fazer isso é com o Free Tour de Arequipa ou com o Tour Privado por Arequipa para quem preferir uma rota mais personalizada.
Dia 2: Rota do Silhar
Marca registrada na cidade, o silhar é uma rocha de origem vulcânica presente em abundância no subsolo da região de Arequipa.
Por isso, a Rota do Sillar é uma de suas principais atrações turísticas, onde exploramos as formações e esculturas que enchem esse povoado de pedra.
A primeira parada é no Mirante de Yanahuara, arquitetado com arcos de silhar, de onde é possível apreciar uma bela vista dos vulcões que rodeiam Arequipa.
Em seguida, partimos para a Pedreira de Añashuayco, fonte de extração da pedra. Aqui você vai ver os trabalhadores locais na função, esculturas expostas e até levar pra casa um souvenir feito do material.
Logo após, seguimos para a Quebrada de Culebrillas, um cânion preservado e sem extração, com paredes de até 20 metros de altura. Mas o mais interessante são os petróglifos, figuras talhadas na pedra, feitos por civilizações pré-andinas e repletos de simbolismos misteriosos.
Não viaje para o Peru sem seguro viagem! Use o cupom ROTINAVIAJANTE para ganhar até 10% de desconto na compra do seu seguro.
Dia 3: Vale do Colca
O Cânion do Colca é um dos mais profundos do mundo, com 4160m de profundidade, ou seja, 2x mais profundo que o Grand Canyon nos EUA. Por isso, o tour do Vale do Colca não pode ficar de fora do seu roteiro em Arequipa.
Esse tour inclui diversas paradas fantásticas, como o pequeno vilarejo de Maca aos pés do vulcão Sabancaya, o pitoresco povoado andino de Chivay e o Mirador de Andahuilque com vistas para terraços agrícolas do período pré-hispânico.
Mas o ponto alto do passeio é o Mirador Cruz del Cóndor. Isso porque é onde você vai ver os imensos condores sobrevoando o cânion. O condor dos Andes é a maior ave em envergadura do mundo.
A cartada final são os banhos termais de Chacapi, que apesar de ser uma atração opcional, vale muito a pena entrar. Afinal, é a escolha perfeita pra relaxar após várias horas de estrada e caminhada.
Ou seja, você vai poder contemplar paisagens exuberantes, conhecer bastante a cultura local e registrar momentos únicos na sua viagem ao Peru.
Eu fiz uma excursão bate e volta de 1 dia para Chivay + Vale do Colca, mas se tiver mais tempo, pode optar por fazer a Trilha de 2 ou 3 dias pelo Vale do Colca e aproveitar melhor a região.
O que fazer em Arequipa: passeios alternativos
Quer mais dicas com o que fazer em Arequipa? Uma excursão às cataratas de Pillones pode ser uma escolha interessante, porque você vai ter a chance de ver paisagens belíssimas como cascatas e bosques de pedras.
Se você curte natureza, na excursão à Laguna de Salinas você vai adentrar a fauna e flora da região em um passeio bem tranquilo. Essa é a única lagoa em que se pode ver três tipos de flamingos, além de te presentear com a companhia de lhamas e alpacas.
Para os mais aventureiros, o rafting no rio Chili é uma boa pedida, principalmente no verão para aproveitar o calor. Além disso, é uma oportunidade de conhecer Arequipa de uma forma diferente – e radical!
Viaje com internet ilimitada e em alta velocidade. Use o cupom ROTINAVIAJANTE e ganhe 15% de desconto para viajar conectado na América do Sul!
O que fazer em Arequipa à noite
A vida noturna em Arequipa é bastante animada. Então você pode começar o rolê pela Plaza de Armas, que aliás fica linda iluminada, ótimo pra dar uma caminhada e tirar fotos.
Depois, se estiver a fim de comer, tem vários restaurantes legais com opções para todos os gostos e bolsos, desde jantares mais sofisticados até lugares pra um bate-papo com amigos.
O Zig Zag é famoso pela sua comida de fusão, com pratos que misturam ingredientes peruanos e internacionais; a carne grelhada é uma das estrelas do cardápio. Na mesma pegada, tem também o Kao Thai and Peruvian Cuisine.
Para provar uma boa comida típica, vá numa picantería, tradicional cozinha de Arequipa. O La Nueva Palomino é uma ótima pedida, especialmente pelo seu ceviche fresco, mas também outros pratos como o rocoto relleno e o soltero de queso.
Está afim de um local descolado? O Las Gringas conta com um menu variado de massas, pizza, hambúrguer e também o tradicional pisco sour.
Se quiser algo mais casual, tem o Kafi Wasi e o Mi Kcao Chocolates y Café, perfeitos para um lanche ou um café da tarde, além de terem ambientes bem acolhedores.
E para fechar a noite, que tal um barzinho? O Museo del Pisco tem drinks ótimos e um clima descontraído, ou seja, ideal pra relaxar e socializar.
Planeje sua viagem para o Peru
Cartão de débito internacional
Quer levar o seu dinheiro com segurança para o exterior? A melhor forma de fazer isso é através de contas globais internacionais. As duas melhores opções do mercado são a Wise e a Nomad.
Ambas oferecem abertura de conta gratuita, tarifas baixas, câmbio comercial e IOF de 1,1%. Sem contar que os cartões de débito são aceitos globalmente, em mais de 180 países.
- Abra aqui a sua conta multimoeda Wise e gerencie seu dinheiro em mais de 50 moedas.
- Abra aqui a sua conta global Nomad, baixando o app e inserindo o meu código de convidado ROTINAVIAJANTE20 para ganhar até 2% cashback (limitado a U$20) na primeira remessa em dólar feita em até 15 dias da abertura da conta.
Seguro Viagem
Não deixe de contratar um bom seguro viagem para o Peru para se precaver contra imprevistos como intoxicação alimentar e acidentes diversos. Eu viajei com o seguro da Real Seguro Viagem e recomendo.
- Você tem um desconto de até 10% em qualquer plano usando o código ROTINAVIAJANTE. Contrate o seu seguro agora mesmo!
Chip Internacional
Quer viajar conectado e sem se preocupar com falta de internet? Então viaje com um chip internacional. Eu recomendo OMeuChip, que vem com internet 4G ilimitada para navegar à vontade.
- Você tem 15% OFF em qualquer plano de internet utilizando o cupom ROTINAVIAJANTE.